Compartilhe!

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e setor de Vigilância Ambiental, vem a público solicitar apoio da população para o engajamento nas ações de controle e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de uma série de doenças, entre elas dengue, chikungunya e zika.

Elisangela Queiroz, coordenadora da Vigilância Ambiental, lembrou que a incidência de chuvas proporciona a procriação e proliferação do referido mosquito. Desta forma, é importante que a população fique atenta, sobretudo nos cuidados básicos que devem ser tomados.

Devido ao período de pandemia, a coordenadora Elisangela Queiroz informou que o trabalho dos agentes de endemias está sendo limitado, ou seja, o Ministério da Saúde recomenda que esses profissionais realizem apenas o trabalho educativo, por meio do repasse de informações sobre a prevenção no tocante ao mosquito.

Ela ressaltou que após qualquer chuva, é necessário que no dia seguinte as pessoas procurem realizar a limpeza dos quintais como forma de evitar que surjam focos do Aedes aegypti, a exemplo de limpar e manter fechadas as caixas de água, cisternas, além de esvaziar a água parada em recipientes expostos a céu aberto.

Por último, Elisangela frisou que quando uma pessoa faz sua parte, acaba contribuindo para que o mosquito também não se prolifere em outras áreas.

Fala de Elisangela Queiroz – Coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde:

Coordecom

Deixe seu comentário