Compartilhe!

Dados desta sexta-feira (06) do boletim do setor de isolamento Covid do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) mostram que a ocupação de leitos na unidade com pacientes com coronavírus ainda não atingiu os níveis de outras unidades referência para tratamento da doença na BGrande João Pessoa, mas, demonstram que houve um incremento de internações nos últimos dias. Das 20 vagas de UTI Covid existentes no hospital, 12 estão ocupadas e das 23 vagas da Enfermaria Clínica do isolamento, quatro estão com pacientes. Vale salientar que esses dados mudam cotidianamente a cada plantão. Nesta sexta-feira, a enfermaria do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, atingiu 100% de ocupação e só havia três leitos de UTI disponíveis. A ocupação de leitos de UTI do Hospital Metropolitano, em Santa Rita, beira os 70%.

O boletim geral do CHRDJC referente aos atendimentos do setor Covid no mês de outubro totalizam 213 atendimentos ambulatoriais. Entre altas hospitalar e transferência, no período, foram registrados, 102 pacientes. A taxa ocupacional média da UTI Covid em outubro foi de 49%, enquanto que a taxa das enfermarias clínicas ficou em 44% e a taxa de mortalidade por causa do coronavírus ficou em 44%. Infelizmente, foram registrados 27 óbitos por causa da doença no período.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, alerta a população para uma possível segunda onda de contágio e pede que as pessoas redobrem os cuidados com a higienização das mãos, usem máscara e evitem aglomerações. “Estamos vendo estarrecidos a realização de eventos com muita gente, aglomerações, pessoas descuidando de cuidados essenciais na atualidade, como usar máscara, higienizar bem as mãos, evitar aglomeração. É preciso ter consciência que o vírus ainda circula, que não existe ainda uma vacina e que somente os cuidados preventivos é que podem evitar ou reduzir o contágio”, alerta Guedes.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, reforça o alerta sobre o crescimento dos casos de Covid-19, lembrando que o momento ainda não é de pânico, mas, de cautela. “Os dados mostram que está havendo um crescimento de casos na Grande João Pessoa desde o mês passado, graças a uma soma de fatores, a exemplo de  eventos de campanha eleitoral, festas e o relaxamento da população. As praias têm estado lotadas de pessoas sem máscaras e sem o distanciamento adequado. É preciso salientar que a pandemia não acabou e a população não deve abandonar os cuidados como distanciamento e uso de máscara, além de evitar aglomerações”, disse ele, lembrando que qualquer evento com mais de 10 pessoas, atualmente, é arriscado.

Assessoria

Deixe seu comentário