Compartilhe!

WhatsApp Image 2020 11 10 at 17.15.59 1O Governo do Estado, através da 6ª Gerência Regional de Saúde, deu importante contribuição em torno das questões que envolvem a saúde do público masculino. Em meio às celebrações do Novembro Azul, a enfermeira e gerente regional, Fernanda Érica de Medeiros, atendendo convite das empresas (Inova, Neoenergia e Mpeletric) que exploram a energia eólica no Vale do Sabugi, Região Metropolitana de Patos, desenvolveu nesta terça-feira, 10, ações específicas para os trabalhadores, que tiveram participação bastante ativa.

Além de exercícios lúdicos, com intuito de provocar o relaxamento, mais atenção dos presentes, Fernanda proferiu palestra abordando o câncer de próstata, principal alvo da campanha no Novembro Azul, mas fez referências ao câncer de pênis. Ela destacou a preocução dos órgãos de saúde com o avanço da doença que atinge os homens, sobre os aspectos epidemiológicos e os fatores de risco.

Falou do fluxo na Atenção Básica, como o homem pode fazer uso dos serviços de saúde pública, sobre a promoção e prevenção, os cuidados necessários para evitar a doença, citando fatores como tabagismo, sedentarismo. A gerente de saúde apresentou o suporte que a Secretaria de Estado da Saúde vem oferecendo e trabalhando em parceria com os municípios. Depois de tratar da saúde do homem, distribuiu preservativos, dando ênfase à importância de seu uso na prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). “Infelizmente o homem não procura as unidades de saúde na proporção que a mulher. Isso tem a ver com seu turno de trabalho, mas também por ser algo cultural que precisa ser melhor trabalhado pela gestão em saúde”, comentou Fernanda. Não foi a penas a saúde do homem destacada por ela na nova visita ao parque eólico, mas também atualizou informações a pandemia do coronavírus, reforçando medidas preventivas contra a Covid-19.

Assessoria

Deixe seu comentário