Compartilhe!

A atividade educacional de alfabetizar pessoas privadas de liberdade ganha novo impulso no sistema prisional da Paraíba. Para isso, a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) firma ainda este mês termo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Educação e Meio Ambiente (Ibraema), cuja parceria foi definida na manhã desta terça-feira (10) entre o secretário Sérgio Fonseca e o diretor administrativo do Ibraema, André Monteiro.

Para dar início à atividade, a Seap já está providenciando a inscrição dos reeducandos não alfabetizados. A alfabetização se dá entre quatro a oito meses e a parceria tem prazo de três anos. Pelo termo de cooperação a ser assinado, o Ibraema vai fornecer os livros que serão utilizados pelos apenados.

O secretário Sérgio Fonseca de Souza destaca que a educação é um dos três pilares do Planejamento Estratégico da Seap, que inclui ainda saúde e assistência social. “Nós entendemos que a educação transforma e essa metodologia que é utilizada pelo Ibraema para alfabetizar jovens e adultos só vem fortalecer. Temos certeza que estaremos contribuindo com a mudança de vida de muitos reeeducandos que hoje não sabem ler ou escrever”, comentou.

O diretor administrativo do Ibraema, André Monteiro, informou que a instituição já atua em mais de 60 presídios de três estados com o método de alfabetizar pessoas privadas de liberdade “Estamos chegando na Paraíba para atender a necessidade de pessoas ainda não alfabetizadas. Nós vamos doar os livros e vamos capacitar os professores”, adiantou. O Ibraema tem sede em Pernambuco e atua em sete estados com parcerias firmadas com igrejas, municípios, associações e secretarias de Administração Penitenciária.

A Seap providenciará o cadastro de facilitadores voluntários para atuarem no processo de alfabetização de presos e os ambientes para as aulas. A reunião teve a participação do chefe de Gabinete da Seap, Josinaldo Lucas, e do gerente de Ressocialização, João Sitônio Rosas.

SECOM-PB

Deixe seu comentário