Compartilhe!

A vereadora Josa Sampaio (Republicanos), de São José do Bonfim, na Região Metropolitana de Patos, é a parlamentar eleita mais velha da Paraíba. Ela tem 82 anos e é vereadora no município desde 2008. Nas eleições deste ano ela obteve 235 votos, ficando em sexta colocação numa Câmara com nove cadeiras. Ela está no seu oitavo mandato.

Já a pessoa mais velha eleita na Paraíba, nas eleições do último domingo (15), é uma mulher e tem 83 anos, mas não será no parlamento. A candidata Maria do Carmo Silva, Du Carmo (PSDB), disputou ao cargo de vice-prefeita de Nova Olinda ao lado do prefeito Diogo (DEM). A chapa foi eleita com 2.450 votos (56,94%). Na outra ponta, quatro candidatos a vereadores de 18 anos conseguiram a vitória e desembarcam nas Câmaras Municipais em janeiro para um mandato eletivo municipal.

No caso da mais velha, Du Carmo é promotora aposentada e já foi prefeita de Nova Olinda em 2009, quando venceu a eleição suplementar determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) após a cassação do mandato da ex-prefeita Maria Gaudino (DEM), por abuso de poder. Du Carmo foi reeleita para um novo mandato em 2012, quebrando um ciclo de sucessões de poder do grupo opositor.

No pleito deste ano, ela se aliou aos Democratas, agora como vice na chapa de Diogo, que acabou sendo reeleito. Juntos eles venceram dois concorrentes: Deuseleite (Cidadania), que obteve 43,06% (1.853 votos) e Ivan Sousa (PSB), que zerou nas urnas.

Outro destaque desta eleição é o candidato mais idoso, que não venceu, mas ficou como 1º suplente de vereador. Trata-se de Edmilson (PSDB), candidato a vereador em Quixaba. Ele conquistou 57 votos e vai ter que esperar um dos três vereadores eleitos do seu partido pedirem licença para conseguir assumir o cargo.

Mais jovens

Apesar da falta de experiência com cargos eletivos, pelo menos quatro candidatos na Paraíba conseguiram a vitória aos 18 anos, a idade mínima permitida pela Constituição Federal para participar da disputa eleitoral para vereador. Ao todo são três candidatos e uma candidata eleitos para o parlamento mirim.

O candidato mais jovem dentre os eleitos é Lucas Moura (Avante). Ele fez 18 anos no dia 03 de fevereiro e foi eleito vereador em Itaporanga com 488 votos. Na Câmara Municipal ele vai compor a base de sustentação do prefeito reeleito Divaldo Dantas (DEM).

Por diferença de pouco mais de um mês de idade, também foi eleito Santiago Augusto (PSD) para vereador em São Vicente do Seridó. Com 329 votos, ele foi o quarto mais votado.

A única mulher dentre os eleitos é Vitória Filha do Pastor (Podemos), vereadora eleita no município de Sobrado com 236 votos. Inclusive, ela declarou ,até esta quarta-feira (18), ter arrecadado e gasto apenas R$ 300 na campanha.

O mais “velho” do grupo é Bruno de Iraildo (Cidadania), que completou 18 anos em 29 de março e foi eleito no último domingo vereador de Sossego com 278 votos.

Portal 40 Graus com Angélica Nunes – Jornal da Paraíba

Deixe seu comentário