Compartilhe!

As ações para melhoria no atendimento da saúde da mulher em Cacimba de Areia, na Região Metropolitana de Patos, continuam. A prefeitura adquiriu um colposcópico, equipamento para reforçar os diagnósticos em exames realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com Antônio Neto, Secretário de Saúde, essa aparelho funciona como se fosse um microscópio e permite a análise do colo do útero, a vagina e a vulva de forma ampliada e detalhada, por conta das lentes de aumento utilizadas no processo. É um exame que, em geral, é realizado junto com o exame de Papanicolau.

“Com a aquisição deste aparelho, poderemos realizar exame capaz de analisar os tecidos desses órgãos e diagnosticar lesões benignas (inflamações), pré-malignas que antecedem o câncer e lesões malignas. Também pode ser identificado pelo exame doenças, como: inflamação do colo do útero, dor pélvica, pólipos benignos, sangramentos e verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV). Caso seja identificada lesões, biópsias podem ser realizadas durante o exame”, explicou o secretário.

Eduardo Rabelo – Assessoria
Deixe seu comentário