Compartilhe!

O Instituto Ação Esportiva (IAE) é uma Entidade Privada sem Fins Lucrativos cuja missão é promover a prática desportiva como meio de inclusão socioeducativa, promoção de lazer e saúde voltados em geral para crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social. O movimento foi idealizado em 2015 e colocado em prática com a proposta de inovar na realização de projetos sociais inclusivos e realização de eventos esportivos na cidade de Patos.

O Instituto também desde de 2015 adota práticas para resgatar o xadrez escolar com foco na cidade de Patos. Neste mesmo ano, o projeto realizou diversas oficinas nas escolas de Patos que chamamos de “Aprenda a jogar xadrez em três dias” almejando que várias crianças e adolescentes tivessem seu primeiro contato com o jogo de xadrez. Através destas oficinas algumas escolas se interessaram em manter um projeto permanente com a metodologia dinâmica adotado pelo IAE e até os dias atuais ainda temos um dos projeto ativo na Escola Renascer, em Patos, que revelou o mais recente campeão regional dos Jogos Escolares da Paraíba.

De 2015 a 2016, o IAE promoveu o Circuito Patoense de xadrez Escolar e Universitário com o propósito de firmar a prática do xadrez competitivo e integrativo entre escolas e universidades/faculdades da cidade de Patos, pois nesses eventos houve encontros de jogadores de várias idades, gerações e níveis diferentes possibilitando a integração e evolução nos seus estilos de jogos. De 2017 a 2019, o IAE realizou mais de 15 eventos enxadrísticos, sendo portanto o principal responsável por instigar e manter o xadrez competitivo em Patos, eventos esses que contaram também com a participação também de lideranças enxadrísticas de cidades circunvizinhas como Várzea, Sumé e Caicó-RN.

No âmbito da inclusão social, o IAE realizou o Projeto Xadrez na Comunidade no bairro Sete Casas, em Patos, de forma que foram selecionadas 15 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e propomos a prática do xadrez como alternativa para além de retirar essas crianças do ócio, oferecer a possibilidade de aprender e desenvolver as habilidades que a prática do xadrez naturalmente proporciona como por exemplo o desenvolvimento do raciocínio lógico, memória, concentração, capacidade de tomada de decisões etc. Interessante ressaltar que os alunos que se destacaram no projeto xadrez na comunidade foram convidados a participar dos campeonatos desenvolvidos pela entidade visando a interação com crianças e jovens de outras escolas e bairros da cidade, se tornado assim efetivamente um xadrez inclusivo. Tudo isso sem custo para as famílias ou alunos acolhidos pelo projeto xadrez na comunidade.

Agora o Instituto Ação Esportiva está numa nova fase e com novos desafios, pois de fato com a colaboração dos incentivadores do esporte da nossa cidade somos Organização Não Governamental (ONG) pioneira e de acordo com o presidente eleito Manoel Pereira, aberta a parcerias para o desenvolvimento do esporte (não apenas o xadrez) inclusivo em Patos e região metropolitana a fim de que possamos contribuir com nossa parcela na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Serão quatro anos de muito trabalho em prol do esporte inclusivo.

Siga-nos nas redes sociais e acompanhe nosso trabalho:
1- Facebook = Instituto Ação Esportiva
2- Instagram= acao_esportiva

Equipe Ação Esportiva

Deixe seu comentário