Compartilhe!

5fce41ba746b6 1406041043Católicos comemoram, nesta terça-feira (8), o Dia de Nossa Senhora da Conceição. Na Arquidiocese da Paraíba, 11 paróquias são dedicadas à santa. Não serão realizadas procissões, devido ao risco de contágio pelo novo coronavírus.

Em Patos, vem acontecendo desde o dia 1 celebrações na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, situada no Centro, com o novenário em homenagem à padroeira. Nesta terça, a programação especial começa às 6h, com queima de fogos e badalar de sinos. Não haverá procissão devido à pandemia.

Dia 8 de dezembro é feriado municipal na cidade de Patos.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, situada no bairro do Varadouro, em João Pessoa, tem realizado, desde o dia 29 de novembro o novenário em homenagem à padroeira. Nesta terça, a programação especial começa às 6h, com queima de fogos e badalar de sinos. Haverá missa às 7h, 9h e 15h.

As demais paróquias dedicadas à Nossa Senhora da Conceição ficam em Bayeux, Caaporã, Conde, Pedras de Fogo, Cuité de Mamanguape, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Jacaraú e Sapé.

O Dia de Nossa Senhora da Conceição celebra a concepção de Jesus por Maria sem a mácula do pecado original. Por este motivo, a santa também é chamada de Imaculada Conceição. A festa católica faz parte do calendário litúrgico desde 1477 e, em 1854, foi definida como dogma da Igreja.

Festa de Iemanjá é cancelada

Adeptos de religiões de matrizes africanas celebram, também em 8 de dezembro, o orixá africano Iemanjá, conhecida como ‘Rainha do Mar’. Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, não haverá a tradicional festa com cortejos e oferendas na Praia do Cabo Branco.

Em nota publicada no Instagram, a presidente da Federação dos Cultos Afro-brasileiros da Paraíba (Fecuabra-PB), mãe Penha de Iemanjá, explicou que a festa foi cancelada devido à necessidade de se evitar aglomerações.

“Orientamos aos templos religiosos e fiéis que desejem fazer suas oferendas para a Rainha do Mar que façam tomando todas as precauções. Que no dia 8 de dezembro acendamos nossas velas e façamos uma corrente de oração pela saúde de todos”, diz o comunicado.

Iemanjá é uma divindade africana. No Brasil, possui caráter sincrético e reúne atributos de outros orixás femininos. Há ainda uma falsa equivalência a Nossa Senhora da Conceição. No período escravocrata, negros eram proibidos de manifestarem suas crenças nas senzalas. Por isso, disfarçaram orixás de santos católicos.

Portal Correio com Portal 40 Graus

Deixe seu comentário