Compartilhe!

5fcffb3fc81eb Noticias plano de vacina covid 19O Ministério da Saúde apresentou na última semana, as definições preliminares da estratégia que vão pautar a vacinação da população contra a Covid-19.

Na primeira fase a vacinação será destinada para trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena. Na segunda fase será a vez das pessoas de 60 a 74 anos.

A terceira fase prevê a imunização de pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras). A quarta e última fase deve abranger professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

As quatro fases da campanha somam um total de 109,5 milhões de doses, porém o plano prevê esquema vacinal em duas doses.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato, que participou do anúncio, reforçou que o planejamento dos grupos a serem vacinados e fases é preliminar e pode sofrer alterações, a depender de novos acordos de aquisição de vacinas com outras farmacêuticas, após resultados dos estudos das vacinas candidatas e regulamentação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Brasil já dispõe atualmente de 142,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, que serão destinadas para o plano de vacinação.

Coordecom

Deixe seu comentário