Compartilhe!

Na noite desta terça-feira (5), O Blog do Jordan Bezerra entrevistou o Dr. Francisco Almeida, que é doutor em Filosofia, com formação em psicanálise e tem formação em Teologia para falar sobre a importância da Campanha Janeiro Branco, que marca a luta contra as doenças da mente.

Para Francisco Almeida, a campanha é extremamente importante, sobretudo para o momento em que se encontra a população mundial. Ele explicou que as circunstâncias podem influenciar diretamente na mente das pessoas é necessário ter bastante cuidado. “O ano de 2020 foi de muita tensão, de muitas mortes, e o ano de 2021 já começa marcado com todo esse cenário, mas traz consigo a esperança de melhores dias. Dentro de uma estratégia que tem sido adotada no Brasil de eleger uma problemática de saúde coletiva para cada mês do ano, o mês de janeiro é dedicado exatamente ao tema da saúde mental. A mente integra todas as dimensões do ser humano, de modo que uma mente saudável reflete exatamente em todos os outros aspectos e dimensões de nossa vida. Esse cuidado de nossas emoções, afetos e sentimentos é imperativo nesse caso”, detalhou o psicanalista.

Sobre a crise pela qual passa o planeta com a pandemia da Covid-19, ele falou sobre as possíveis consequências que podem acarretar o ser humano. Segundo ele, já havia a preocupação do que essa pandemia poderia causar na mente das pessoas. “De fato há um adoecimento significativo da população no que tange aos sentimentos, emoções e afetos, de certa forma agravado pela Pandemia da Covid-19, desde os primeiros meses já havia uma preocupação sobre a terceira onda dessa pandemia, que seria justamente sobre as consequências psicológicas ou psiquiátricas da pandemia, e do cenário experimentado pela população nesse momento. Portanto, é uma campanha extremamente importante para nos chamar a atenção sobre a importância de cuidarmos de nossa mente, de nossa dimensão psicológica”, explicou ele.

77aa83c94f91f3bf47f2d66e82f7116c

De acordo com Francisco Almeida, uma questão bastante importante no combate aos problemas da mente é zelar pelo laço familiar, a vivência no cotidiano, onde é gerada a estrutura mental do ser humano. “A família é, sem dúvida nenhuma, um cenário fundamental para o desenvolvimento muito graves de uma pessoa, seja positivo ou negativo. Temos testemunhado manifestações muito graves, no campo da educação, por exemplo, nós que somos professores, temos ouvido testemunhos e confissões de estudantes que nos cortam o coração, porque eles dizem que a casa é o pior lugar para se estar, porque é um lugar de violência, de falta de vivência humana, de equilíbrio mental na maioria das vezes. Esses testemunhos nos deixam tristes. É na infância, na adolescência, que se forma a estrutura mental das pessoas. É preciso pensar que o comportamento de agora será refletido no comportamento dos seus filhos amanhã. Que homens e mulheres serão essas crianças no futuro depende da forma como lidamos com elas no nosso cotidiano”, analisou o especialista.

Dr. Francisco finalizou desejando um ano melhor a todos, e orientou sobre evitar fatores que geram doenças graves para a mente. “Desejo a todos um ano de esperança, de fé, confiança, de dedicação e vigilância sobre aquilo que pode nos levar a um adoecimento mental grave, com consequências trágicas para nós e para aqueles com quem convivemos”, finalizou o psiquiatra.

Blog do Jordan Bezerra 

Deixe seu comentário