Uma Constelação Brasileira Histórica - Foto Astronômica do Dia - Créditos: Rodrigo Guerra
Compartilhe!

A Foto Astronômica do Dia escolhida pela NASA nesta terça-feira, 12 de janeiro, é bastante especial para o Brasil. Além de ser uma foto do professor e astrofotógrafo brasileiro Rodrigo Guerra, feita no interior do Paraná, ela retrata uma constelação da cultura dos povos Tupis, que habitavam grande parte do território brasileiro antes da chegada dos portugueses.

Todos os dias, astrônomos da NASA publicam uma foto diferente do universo, com uma breve descrição feita por um astrônomo profissional da agência espacial. Essa foto é escolhida entre as inúmeras imagens enviadas, e publicada com destaque na Astronomy Picture Of Day (APOD), ou Foto Astronômica do Dia em tradução livre, que é uma das seções mais acessadas do site da NASA.

E a foto escolhida por eles para ser a APOD desta terça feira, chamou a atenção, não só pela beleza, mas também por destacar a Constelação do Homem Velho, um asterismo da cultura estelar Tupi formado por estrelas que hoje compõe parte das constelações do Touro e de Órion. No vídeo abaixo, o professor da UNESP Rodolpho Langhi fala um pouco mais da Constelação do Homem Velho:

A percepção de padrões é uma característica marcante nos seres humanos. Durante milhares de anos, os povos antigos olhavam para as estrelas no céu e identificavam padrões entre elas, formando asterismos que representavam animais, objetos e histórias mitológicas de sua cultura. Cada povo, de cada canto do planeta, tinha sua própria cultura estelar, com seu conjunto de constelações que ajudavam a identificar os astros no céu e suas relações com os ciclos terrestres.

As diversas culturas estelares e as relações entre os povos e a Astronomia são campos de estudo de um ramo da Astronomia chamado de Etnoastronomia. E foi justamente inspirado nos trabalhos em etnoastronomia de seu antigo professor Germano Bruno, que Rodrigo Guerra resolveu fazer a fotografia que foi escolhida como Foto Astronômica do Dia pela NASA.

A foto foi feita no último dia 02 de janeiro e retrata, além da Constelação do Homem Velho, uma paisagem rural do município de Juvinópolis no interior do Paraná. Em primeiro plano, a silhueta de um indígena que remete à lenda tupi do homem velho, cuja perna foi cortada por sua esposa, e que vaga pelos céus apoiado em seu cajado.

Na publicação no site da NASA, a foto de Rodrigo Guerra recebeu o título de “Uma constelação brasileira histórica”, e veio acompanhada da seguinte explanação:

“O céu noturno está repleto de histórias. As culturas ao longo da história projetaram algumas de suas lendas mais duradouras nas estrelas do céu. Gerações de pessoas veem essas constelações estelares, ouvem as histórias associadas e as transmitem. Em destaque aqui está a constelação talvez desconhecida do Homem Velho, há muito reconhecida pelos povos Tupis nativos de regiões da América do Sul hoje conhecidas como Brasil. O Homem Velho, no vernáculo mais moderno, pode ser composto do aglomerado de estrelas de Hyades como sua cabeça e o cinturão de Orion como parte de uma perna. O folclore tupi relata que a outra perna foi cortada por sua esposa infeliz, fazendo com que terminasse na estrela laranja conhecida como Betelgeuse. O aglomerado de estrelas das Plêiades, na extremidade esquerda, pode ser interpretado como uma pena na cabeça. Na imagem em destaque, o Velho manco é espelhado por uma pessoa posando em primeiro plano. O folclore do céu noturno é importante por muitas razões, inclusive porque registra o patrimônio cultural e documenta a universalidade da inteligência e da imaginação humana.”

apod nasa
Foto do Rodrigo Guerra publicada como Foto Astronômica do Dia no site da NASA

Essa é a segunda vez que Rodrigo Guerra tem uma foto sua publicada como APOD no site da NASA. Ele conta que imaginava que a foto não ficaria boa por conta da nebulosidade e da umidade da noite. Pensou em desistir, mas resolveu insistir. E sua perseverança foi recompensada com essa belíssima imagem, rica em história e cultura, e que conquistou um reconhecimento internacional como a Foto Astronômica do Dia.

Marcelo Zurita – (83) 99926-1152

APA – Associação Paraibana de Astronomia
BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros
SAB – Sociedade Astronômica Brasileira

Deixe seu comentário