Complexo de Patos atendeu 43 mil pessoas em 2020
Compartilhe!
Complexo de Patos e referencia para mais de 60 municipios do sertao paraibano
Complexo de Patos é referência para mais de 60 municípios do Sertão paraibano

O balaço anual de prestação de serviços do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) mostra que a unidade, que integra a rede estadual de saúde, atendeu entre janeiro e dezembro do ano passado 43.257 pessoas e realizou 3.140 procedimentos cirúrgicos. A taxa de ocupação da unidade ficou em 76%. A maior demanda do hospital, que é referência para 60 municípios do sertão paraibano, foi na Urgência e Emergência onde se concentraram 32.356 atendimentos, seguido do setor de Ambulatório, onde foram atendidas 10.901 pacientes. Ao longo do ano 5.953 pessoas precisaram ficar internadas após darem entrada na unidade, contabilizando 1.933 diárias nas UTIs convencionais.

O relatório de gestão anual do hospital demonstra ainda que das 3.140 cirurgias realizadas, a maior parte delas, ou seja, 1.441 procedimentos foram na área de Ortopedia, seguida de Cirurgia Geral, com 681 casos, depois procedimentos oncológicos, com 507 cirurgias e em seguida procedimentos de cirurgia vascular, com 325 casos e mais 153 procedimentos Buco-Maxilo. Houve ainda 18 cirurgias de Urologia, oito de Otorrino e sete Cirurgias Plástica.

O setor de Exames Diagnósticos da unidade, que disponibiliza diversos exames de imagens, inclusive de Tomografia Computadorizada, realizou 19.146 exames de Raio X, 16.884 Tomografias Computadorizadas, 4.176 Eletrocardiograma, 3.211 Ultrassonografia e Ecocardiograma, 174 Endoscopia, 103 Colposcopia, 35 Ressonância Magnética, 23 Colonoscopia e 18 Cintilografia Óssea. O laboratório de análises clínicas da unidade, que funciona nas dependências do hospital, realizou 83.233 exames, registrando um acréscimo de demanda de 73% em relação ao ano de 2019.

O Hospital do Bem, que integra o Complexo no atendimento aos pacientes oncológicos realizou ao longo de 2020, 2.463 sessões de quimioterapia, num incremento de 93% deste procedimento em relação a 2019, quando foram realizadas 1.277 sessões no total. O ambulatório de oncologia da unidade realizou 5.944 atendimentos, 22% a mais que o ano anterior, quando foram realizadas 4.857 consultas.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, destaca como muito positiva a atuação da unidade ao longo de 2020, num ano atípico e sendo referência para casos de coronavírus. “No ano passado, nós tivemos que incorporar ao nosso serviço os atendimentos do setor Covid, e também conviver com essa pandemia mantendo a prestação de serviços aos nossos pacientes sem prejudicá-los e conseguimos não apenas isso, mas também aumentar a oferta de sessões de quimioterapia quase que dobrando a quantidade de atendimentos de um ano para outro. Nosso laboratório também registrou um acréscimo de serviços, principalmente, em relação ao setor Covid, de 73% e conseguimos suprir essa demanda”, reitera o diretor.

Francisco lembra que a atuação dos profissionais, em todos os setores e funções, foi fundamental para que a unidade conseguisse fechar o ano com todos esses dados. “Tivemos o aporte da Secretaria de Saúde, que aumentou leitos e aprovou melhorias e também de nossa equipe que arregaçou as mangas, se doou e fez acontecer. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer nosso staff pelo compromisso, empenho, dedicação e profissionalismo com que trataram nossos pacientes e despenharam suas funções”, finaliza o diretor que assumiu a direção geral do Complexo em setembro do ano passado, com a licença gestação da ex-diretora Liliane Sena.

Assessoria

Deixe seu comentário