Compartilhe!

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Serviços Públicos, com apoio da UFCG, realizou, na manhã desta quarta-feira, 13 de janeiro, um curso para podadores da prefeitura. O curso terá dois momentos, teoria e prática, tendo como monitora a engenheira florestal e doutora, Patrícia Souto.

Manoela Rodrigues, Secretária de Meio Ambiente do município, explicou que o curso tem o objetivo de evitar as podas drásticas dentro da cidade para assim, manter a vitalidade das espécies.

Ela explicou quais são as próximas ações para o meio ambiente. “Dentro da área de arborização e paisagismo, nossos próximos passos serão fazer as podas daquelas espécies que já estão atrapalhando a iluminação, fiação e substituir aquelas que não estão com toda a vitalidade, substituir por espécies nativas e espécies que sejam adaptadas às nossas condições”, disse Manoela.

Já o Secretário de Serviços Públicos, Josimar Barbosa, destacou que a secretaria busca junto ao Meio Ambiente realizar o trabalho para o recolhimento desse material da via pública. “Nossa preocupação é justamente as podas que são retiradas da via pública e buscando junto com a UFCG e Secretaria de Meio Ambiente o destino final dessas podas, pois, estão indo para o lixão e se misturam a outros lixos. Então, essa parceria foi para manter essa parceria para poder triturar todas essas podas e transformá-las em adubo”, explicou.

O podador Evandro Nunes de Lima trabalha há quatro anos com esse serviço e já realizou dois cursos. Para ele, a atividade de hoje busca adaptar o podador ao trabalho. “É uma boa pra gente se adaptar mais às podas, pois nós precisamos das árvores. Estamos aqui para aprender mais e dar um futuro melhor para Patos”, garantiu.

A secretaria de meio ambiente realizará ainda hoje um plantio como parte prática do curso. Na oportunidade, ocorrerá um plantio no canteiro que dá acesso a Alça Sudeste, com poda e substituição das espécies. Essa ação ocorrerá em toda a cidade.

Fala de Manoela Rodrigues:

Fala de Josimar Barbosa:

Fala de Evandro Nunes:

Coordecom

Deixe seu comentário