Projeção contra o presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (15) no Minhocão, Centro de SP. — Foto: reprodução/Instagram
Compartilhe!

Bairros de São Paulo fizeram um panelaço na noite desta sexta-feira (15) contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a gestão dele durante a pandemia da Covid-19 no país.

Convocado pelas redes sociais e aplicativos de mensagens por movimentos sociais, políticos e personalidades, o panelaço foi ouvido em bairros como Pinheiros e Vila Madalena, na Zona Oeste, Paraíso, Vila Clementino e Chácara Santo Antônio, na Zona Sul, e Bela Vista, Campos Elíseos, Higienópolis e Santa Cecília, na região central.

Vários edifícios do Centro da capital também tiveram projeções pedindo o impeachment do presidente da República na região do elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, na rua da Consolação e em Higienópolis.

A manifestação nas janelas foi convocada por causa da crise hospitalar vivida pelos moradores do Amazonas, onde o aumento recorde dos casos de Covid-19 levou ao colapso o sistema de saúde do estado.

O Amazonas está sem oxigênio para atender a demanda dos hospitais públicos da cidade, anunciado a transferência de pacientes da Covid-19 e bebês prematuros de maternidades públicas para outros estados.

Estados oferecem ajuda

Os estados que receberão as transferências dos bebês prematuros ainda não foram divulgados pelas autoridades amazonenses, mas, o Maranhão deve receber ao menos nove bebês prematuros de Manaus. A informação é do Secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Os bebês devem chegar ainda nesta sexta-feira (15) no Aeroporto de Imperatriz, no interior do estado.

O governo de São Paulo anunciou que vai disponibilizar leitos e assistência médica para bebês e gestantes internados em Manaus e que correm o risco de ficar sem oxigênio.

Nesta sexta, o governo do Paraná também ofereceu leitos de UTI neonatal para pacientes do Amazonas. De acordo com a secretaria estadual do Paraná, há a necessidade de transferência de 61 pacientes recém-nascidos.

Além de São Paulo e Paraná, o governo de Minas Gerais, também anunciou na tarde desta sexta que vai disponibilizar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas para crianças do Amazonas. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo) durante visita a Juiz de Fora.

G1 SP

Deixe seu comentário