O Hospital do Bem realizou 507 cirugias oncológicas em 2020
Compartilhe!
O Hospital do Bem integra o Complexo Hospitalar de Patos
O Hospital do Bem integra o Complexo Hospitalar de Patos

Mesmo em um ano atípico de pandemia, o Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), não apenas manteve a prestação de serviços aos seus pacientes sem interrupção de tratamentos, como aumentou o número de atendimentos em relação a 2019, registrando um incremento de 93% no número de sessões de quimioterapia e 23% nas consultas no ambulatório de oncologia. “Redobramos os cuidados por causa da pandemia, já que os pacientes de câncer têm sua imunidade baixa e fechamos 2020 com um saldo muito positivo, inclusive de ampliação de atendimentos”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes. Em 2020, o Hospital do Bem atendeu pacientes de 103 municípios, sendo a maior demanda de Patos, com um índice de 23%, o equivalente a 1.823 pacientes.

Dra. Nayhara Castro e um dos pacientes tratados no Hospital do Bem
Dra. Nayhara Castro e um dos pacientes tratados no Hospital do Bem

O balaço anual de prestação de serviços do Hospital do Bem, que é referência no tratamento oncológico para quatro tipos de câncer – Mama, Próstata, Pele e Útero – atesta que a unidade realizou 5.944 consultas e 2.463 sessões de quimioterapia, além de 507 cirurgias no ano passado. “Estabelecemos condutas e rotinas que protegessem ainda mais nossos pacientes, inclusive, não permitindo mais acompanhantes durante as sessões de quimioterapia para protegê-los da pandemia no ambiente do hospital e mantivemos nossos serviços assegurando a continuidade dos tratamentos aos nossos pacientes”, reitera o diretor geral.

Dra. Nayhara durante atendimento no ambulatorio de oncologia do Hospital do Bem em Patos
Dra. Nayhara durante atendimento no ambulatório de oncologia do Hospital do Bem, em Patos

Além de Patos, os 15 municípios que mais referenciaram pacientes para o Hospital do Bem foram Sousa, com 355, Pombal, com 325, Santa Luzia, com 244, Coremas, com 167, Água  Branca, com 153, Mãe D´água, com 111, Itaporanga, com 106, Teixeira, com 106, Paulista, com 101, Desterro, com 97, Condado, com 94, São Mamede, com 93, Brejo dos Santos, com 89 e Juru, com 87 pacientes.

A oncologista Nayarah Castro, que integra a equipe médica do Hospital do Bem, reforça a importância da unidade ter mantido seus serviços mesmo em meio à pandemia. “O tratamento do câncer é uma prioridade e não deve ser interrompido, pois o risco do câncer progredir ou a pessoa vir a falecer de um câncer, é bem maior do que o paciente falecer pelo novo coronavírus. O paciente que tem câncer deve se preocupar com o tratamento dele e isso foi uma prioridade para nós mesmo neste ano tão atípico como foi 2020”, reforça a médica, lembrando que a orientação de não interrupção de tratamento é da própria Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Assessoria

Deixe seu comentário