Na imagem o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros
Compartilhe!

O secretário de Estado da Saúde (SES-PB) Geraldo Medeiros confirmou na manhã desta segunda-feira (18), a chegada de mais de 92.960 doses da vacina Coronavac produzida pela farmacêutica Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. Segundo o gestor, elas devem chegar por volta das 15h25, no Aeroporto Internacional Castro Pinto, em um voo da empresa Latam vindo direto de São Paulo.

De acordo com o secretário, após a chegada vacina no Estado, o governo da Paraíba irá distribuir as doses para os 223 municípios através do seu plano estadual de vacinação. Ele afirmou ainda que os transportes da área de saúde que irão auxiliar na vacinação no Estado já estão prontos e aguardando apenas a chegada dos imunizantes.

Público alvo

Segundo a SES-PB, 54.689 paraibanos devem ser imunizados de forma imediata. Isso corresponde a 34% do previsto dos trabalhadores da saúde no plano estadual de vacinação. Nessa fase indígenas aldeados (10.432), pessoas idosas em casas de acolhimento (1.212) e pessoas com deficiência institucionalizada (120) também recebem a vacina.

A pasta informou ainda que esse quantitativo é para a primeira e segunda dose. As doses são encaminhadas para os municípios de acordo com a população destes públicos informados pelo Mistério da Saúde.

Sobre a vacina

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou durante encontro com governadores na manhã desta segunda-feira (18), que a vacinação contra a Covid-19 será iniciada de forma imediata em todo o país. Com isso, a Paraíba deve receber, no final da tarde, as primeiras doses da Coronavac, imunizante chinês produzido pela farmacêutica Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. As caixas já saíram do centro de distribuição e logística do Ministério, localizado em Guarulhos, São Paulo.

Durante o encontro, o ministro afirmou que o país é referência mundial de vacinação. “Só com essas 6 milhões de doses [da Coronavac] e a velocidade com a qual vamos aplicar, já passamos rapidamente para segundo colocado no mundo ocidental – não sei ainda da China –, segundo ou terceiro”, explicou Pazuello.

“A todas as famílias das vítimas, recebam a nossa solidariedade, é muito difícil perder alguém que amamos. Está dado o primeiro passo para a maior campanha de vacinação do mundo”, concluiu o ministro.

Deixe seu comentário