Grávidas e lactantes não serão vacinadas (Foto: reprodução)
Compartilhe!

As grávidas e lactantes não serão vacinadas contra a Covid-19. A informação é do coordenador de imunização da Secretaria de Saúde do Município, Fernando Virgolino, ao Portal ClickPB.

As vacinas disponíveis na Paraíba a partir da próxima quarta-feira (20), não poderão ser aplicadas, já que não possuem testes, nem ensaios que comprovem o real risco para às grávidas e as mães que estão amamentando.

“Até o momento nenhuma vacina que foi apresentada teve testes em mulheres grávidas ou lactantes. Motivo pelo qual não poderá ser aplicada, uma vez que pode apresentar risco de má formação fetal, entre outras consequências”, explicou o coordenador.

Ainda segundo Fernando Virgolino, essa exclusão não é específica para vacina contra Covid-19. Todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) apenas quatro são recomendadas para gestantes e lactantes que são: Hepatite B, DT, Influenza e DTPA.

“É assim com todas as vacinas. As gestantes e lactantes por não fazerem parte do grupo de pesquisa com seres humanos, tem sempre essa limitação quando surge uma vacina nova”, afirmou o coordenador.

“Ainda não se tem um estudo específico nesses grupos. Possa ser que futuramente quando reforçarem mais as pesquisas as gestantes e lactantes possam ser imunizadas e possa ser que alguma das que estão em estudo possa mudar esse quadro. A maioria das vacinas são proibidas para esses grupos, a exemplo da Tríplice Viral e a Febre Amarela, essa última com a ressalva para lactantes que tenham viagens para áreas de risco, assim mesmo, elas devem suspender a amamentação por pelo menos 10 dias seguidos”, esclareceu o gestor.

Isabela Melo – ClickPB

Deixe seu comentário