Compartilhe!

A reportagem do Blog do Jordan Bezerra esteve, na manhã desta terça-feira (19), no manancial Cachoeira dos Cegos, mais conhecido popularmente por Açude do Cego, em Catingueira, Região Metropolitana de Patos, para verificar uma denúncia de que as comportas do reservatório estariam abertas desnecessariamente, segundo a população local.

De fato, a comporta estava aberta no momento em que a reportagem chegou ao local. Em 2020, o manancial atingiu quase 97% de sua capacidade, o que realmente torna desnecessário abrir a comporta, pois Catingueira foi um dos municípios onde mais choveu no último ano, o que significa que os açudes, riachos e reservatórios estão quase todos cheios e o nível de água reduziu pouco.

ddd5a24c6b8a7f1d7cbcd958fe3a126e

Outro detalhe é que Emas não precisa mais receber águas da comporta do Açude do Cego, visto que o município agora tem a sua própria adutora. Segundo a AESA, faz quase 140 dias que a comporta está aberta, e isso porque a população ribeirinha e os animais precisam da água para sobreviver.

Segundo o site AESA, em setembro de 2020, o manancial estava com 85,32% que corresponde 61.3 milhões m³, atualmente o Açude do Cego está com 74,39%, ou seja, um volume hídrico de 53,4 m³.

Outro lado

A reportagem conversou na tarde desta terça-feira (19), com o Presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), Porfírio Loureiro, sobre a denúncia da população de Catingueira, pois há quase 140 dias que a comporta do Açude do Cego está aberta.

O presidente da AESA estranhou a denúncia da população, pois segundo ele, desde o dia 1º de setembro que a comporta está aberta. De acordo Porfírio, o objetivo da abertura da comporta é para beneficiar os ribeirinhos e os animais. “Denúncia? Pois a comporta está aberta desde o dia 1º de setembro de 2020. A comporta foi aberta e foi dada ampla divulgação, para atender aos ribeirinhos a jusante da barragem como também a dessedentação animal”, afirmou o presidente da AESA.

a3913138e8748f380fb6fff46e9234cbEsse fato tem preocupado a população de Catingueira, porque já são quase 140 dias que a comporta do manancial que está aberta. Veja a reportagem completa abaixo:

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário