Imagem: Globo News
Compartilhe!

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou a Casa Branca de helicóptero na manhã de hoje, horas antes da posse de Joe Biden como seu sucessor.

Trump já havia avisado que não ficaria em Washington para a cerimônia de troca de comando na Casa Branca, que será realizada no início desta tarde – o juramento está agendado para as 14h (de Brasília). É esperado que ele viaje para a Flórida.

A manhã de hoje corresponde às últimas horas de Trump na presidência dos Estados Unidos. O republicano governou o país por quatro anos, sendo derrotado por Biden nas eleições realizadas no dia 3 de novembro.

Ontem, em uma de suas últimas medidas como presidente, Trump concedeu o indulto presidencial a 73 pessoas e alterou 70 sentenças judiciais para penas mais leves.

Entre os beneficiados está Steve Bannon, seu conselheiro até 2017, acusado de ter enganado milhares de investidores que pensavam ter aplicado dinheiro para o cumprimento de uma das principais promessas eleitorais do republicano: a construção de um muro na fronteira com o México.
Bannon, de 66 anos, foi um dos arquitetos da bem-sucedida campanha presidencial de Donald Trump, em 2016, antes de ser demitido pelo bilionário, em agosto de 2017. Ele foi acusado de desviar mais de um milhão de dólares da verba arrecadada e supostamente destinada para o projeto do muro na fronteira. De acordo com a acusação, o dinheiro também cobriria “centenas de milhares de dólares de gastos pessoais”.

Medidas de Biden

Joe Biden marcará sua entrada na Casa Branca, em Washington com 17 decretos para reverter políticas que marcaram a gestão de seu antecessor Donald Trump, informou sua equipe.

Entre elas, estão o retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris sobre o clima, a anulação da decisão de deixar a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a construção do muro na fronteira com o México.

UOL com informações das agências AFP e RFI

Deixe seu comentário