Foto: reprodução
Compartilhe!

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), concluiu o pagamento da renda emergencial mensal, prevista pela Lei Aldir Blanc. No Estado, 434 pessoas foram beneficiadas com o auxílio de R$ 3 mil. Para as mulheres identificadas como chefes de família monoparental, o benefício foi duplicado. Ao todo, a renda emergencial representou um investimento de R$ 1.332.000,00 no segmento artístico-cultural paraibano.

Para o coordenador do comitê de implementação da Lei Aldir Blanc na Paraíba, Pedro Santos, o auxílio chegou no momento certo. “O benefício alcançou pessoas que tinham na arte uma parte significativa do orçamento doméstico e que, com as necessárias medidas de controle sanitário, acabaram perdendo oportunidades de trabalho e renda”, explicou.

É o caso de José Evânio e Jailson Lopes, moradores do Sítio Jericó, zona rural do município de Serra Branca. Tocadores de zabumba e triângulo, ambos foram afetados pelos impactos da pandemia. Para Evânio, as festas na região garantiam o reforço no orçamento doméstico. “São João, São Pedro, festa de fim de ano, aniversário, casamento, a gente sempre se apresentava”, comenta.

O receio da Covid-19, no entanto, afastou a dupla dos palcos. “O pessoal até convida a gente pra tocar nos clubes dos sítios, mas do jeito que está não dá pra se arriscar”, explica Jailson. Com o pagamento da renda emergencial, os planos já estão traçados: “Garantir carne e feijão na mesa”, assegura José Evânio.

Saque voucher – Os 173 beneficiários da renda emergencial que recebem por meio de voucher podem realizar os saques nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil e Banco24Horas. De posse do número de protocolo e da senha individual, enviados por meio de SMS, os beneficiários poderão sacar o benefício até o dia 12 de março.

SECOM-PB

Deixe seu comentário