Início Saúde Voo com milhões de doses da vacina de Oxford decola rumo ao...

Voo com milhões de doses da vacina de Oxford decola rumo ao Brasil

Já está a caminho de Dubai e depois do Brasil o primeiro lote de doses da vacina da AstraZeneca-Oxford, fabricadas na Índia.

A aeronave que faz a primeira perna da viagem tem matrícula A6-EPP e é do modelo Boeing 777-300ER. A companhia emiradense Emirates Airline usa o porão de um voo de passageiros regular, o EK-501, para levar as duas milhões de doses do imunizante para seu hub em Dubai. O voo pode ser rastreado no FlightRadar24.

Depois de pousar, a carga deverá ser transferida para outra aeronave, que fará a perna para o Brasil.

O carregamento vem num momento em que o país enfrenta a segunda onda da pandemia do coronavírus, e chega depois dos governos brasileiro e indiano destravarem o processo. A viagem foi atrasada em quase uma semana por conta de um imbróglio diplomático, em que a Índia declinou o envio das doses por motivos não totalmente esclarecidos ainda.

A primeira viagem seria realizada por uma aeronave da Azul Linhas Aéreas, que havia sido adesivada para promover a campanha de vacinação no Brasil. Diante dos planos frustrados, o jato da Azul acabou empregado em voos nacionais e o adesivo, que causou muita polêmica, foi removido.

De Dubai para São Paulo, a valiosa carga será transportada no voo fretado EK-9255, que tem chegada prevista para 12h50 em Guarulhos. A matrícula da aeronave para este segundo voo ainda não foi definida, mas também está previsto ser um 777-300ER.

Após a chegada no Aeroporto Internacional de Guarulhos as vacinas seguem em outro fretamento, desta vez da Azul Linhas Aéreas para o Rio de Janeiro, onde finalmente serão entregues à Fiocruz no final do dia de amanhã, 22 de janeiro.

Trajetória do jato após decolar da Índia – FlightRadar24

Carlos Martins – Aeroin

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!