Compartilhe!

O Instituto Ação Esportiva e o Centro Educacional Rosa Mística celebram termo de parceria visando a implantação de um núcleo de xadrez pedagógico na referida escola a fim de os alunos atendidos possam desenvolver habilidades como raciocínio lógico, concentração, paciência, criatividade, capacidade de planejamento, autocontrole, tomada de decisões etc, através da prática enxadrística. O Núcleo de Xadrez Pedagógico atenderá prioritariamente crianças e adolescentes com autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, discalculia, dislexia ou quaisquer outras necessidades específicas que gerem um desconforto no processo de aprendizagem.

O xadrez há muito tempo no Brasil e em vários outros países vem sendo utilizado com êxito no processo educacional de crianças e adolescentes proporcionando uma melhora visível nas atividades escolares dos mesmos. Por exemplo, na Armênia desde de 2011, o xadrez é disciplina obrigatória e na Romênia 1/3 da média de Matemática do ensino fundamental II é composta pelo desempenho do aluno no xadrez. Nos estados brasileiros, o xadrez vem ganhando espaço haja vista que vem crescendo tanto com projetos da iniciativa privada, como por exemplo, o site Clube de Xadrez Online, que oferece cursos em vídeo para públicos de diferentes níveis, bem como com iniciativas governamentais, como por exemplo a prática enxadrística em mais de 109 centros de ensino no Maranhão e por fim, no terceiro setor, diversas ONGs fomentam a prática do esporte como ferramenta de inclusão e transformação social.

A presente parceria visa beneficiar os alunos no desenvolvimento cognitivo, assim como nos benefícios inerentes a prática esportiva como a interação social, aumento da autoconfiança, dentre outros. Desse modo, ao implementar a referida atividade já neste primeiro semestre, o Centro Educacional Rosa Mística se destaca no cuidado e preparação dos seus alunos em suas jornadas acadêmicas e futuramente profissionais. Por último, o Instituto Ação Esportiva cumprirá sua finalidade ao desenvolver ações para defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano, através de atividades de promoção do esporte e cidadania.

Assessoria

Deixe seu comentário