Brasileiro Championship - Flamengo v Internacional Foto: ALEXANDRE LOUREIRO
Compartilhe!

Um milhão de reais depositados para que Rodinei jogasse pelo Internacional. Um lance de força excessiva que culminou na expulsão do lateral-direito e mudou a história da ‘final’ do Campeonato Brasileiro. Uma finalização de Gabigol que foi suficiente para levar o Flamengo à liderança e determinar a vitória por 2 a 1, de virada. E assim, no Maracanã, um roteiro foi escrito: o Rubro-Negro depende apenas de si para ser campeão e fica com a ponta no momento mais importante: faltando apenas uma rodada para o encerramento do torneio.

As contas são simples: o Flamengo precisa vencer o São Paulo, na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi, para comemorar o título. Em caso de empate, o Internacional não pode vencer o Corinthians, na mesma data e horário, no Beira-Rio. O Colorado torce por um tropeço do Rubro-Negro e precisa triunfar se quiser ser campeão no saldo de gols. Mas independemente dos resultados, nada disso tira a sensação de que a partida de ontem foi uma final.

Dificilmente Flamengo e Internacional não se atentaram que as suas fragilidades seriam estudadas pelo adversário. Mas Rogério Ceni e Abel Braga não criaram planos específicos para contê-las e mantiveram suas ideias iniciais. Nenhum dos dois ficou retrancado e pensou nos contra-ataques, o que fez o domínio mudar de lado a cada momento do jogo. Quem levou a melhor inicialmente foi o Colorado, contando com um erro de Gustavo Henrique.

Após cruzamento de Moisés, Yuri Alberto foi puxado na área pelo zagueiro do Flamengo um pênalti até bobo em tempos de VAR. Edenilson cobrou com categoria no ângulo esquerdo de Hugo Souza e colocou o Internacioonal na frente. Este foi o 10º pênalti a favor do Colorado neste Brasileiro (9 gols e 1 defendido). Jogar em cima de Gustavo Henrique foi uma estratégia inteligente por parte dos gaúchos.

São muitos erros determinantes do zagueiro ao longo da temporada, e todos em jogos grandes: no primeiro turno diante do mesmo Internacional, contra o São Paulo (quando ainda era líder) falhou na marcação e cometeu um pênalti, além de marcar um gol contra diante do Atlético-MG (quando o Rubro-Negro podia buscar a primeira colocação).

Já o Flamengo sabia que o caminho era diante do homem que vale R$ 1 milhão. Elusmar Maggi pode ter depositado a quantia, mas não pôde mudar a estratégia do Flamengo de apostar na jogadas em cima do lateral-direito. Rodinei era o ponto mais facilmente batido e inseguro da defesa colorada. No confronto diante do trio formado por Bruno Henrique, Arrascaeta e Filipe Luís, se tornou um caminho.

No primeiro erro de Rodinei surgiu o gol do Rubro-Negro. Bruno Henrique ganhou do lateral-direito e tocou rasteiro com Arrascaeta na área. O uruguaio bateu fraco na bola, que bateu na trave e parou à esquerda de Lomba. Foi o 12º gol do uruguaio nesta temporada (8º no Brasileirão) e a décima primeira assistência em 2020/21 de Bruno Henrique.

Rodinei voltou a ser figura principal da partida logo no início da segunda etapa. Após dividir com Filipe Luís, o lateral-direito pisou no tornozelo do atleta do Flamengo e foi expulso por Raphael Claus após consultar o VAR. O Internacional é a equipe com mais jogadores expulsos na temporada: 19 no total. Isso mudou a dinâmica da partida.

Rogério Ceni mudou a tática e colocou Pedro no lugar de Mauricio Isla. Filipe Luis passou a fazer a linha de três zagueiros e o centroavante dividiu o ataque com Gabigol e Bruno Henrique. Com liberdade, não demorou para a virada aparecer: Arrascaeta deu passe açucarado para Gabigol finalizar na saída de Lomba. Curiosamente, a falha foi de Heitor, lateral-direito que entrou para recompor o setor deixado por Rodinei.

Com o placar a favor, pesou a experiência de uma equipe que colecionou título em 2019 diante outra que está a 42 anos sem saber o que é ser campeão brasileiro. O Flamengo controlou as ações, dominou a bola e chegou a marcar o terceiro (duas vezes), mas Pedro estava em posição de impedimento no primeiro e cometeu falta no segundo. O Internacional, cheio de jovens atletas, atacou de forma afobada e pouco conseguiu assustar.

Com o tempo esgotado, o Flamengo assumiu a liderança. Um milhão de motivos para o torcedor rubro-negro comemorar o título na próxima quinta-feira.

Extra

Deixe seu comentário