Imagem ilustrativa - Foto: José Marques
Compartilhe!

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (22), durante o programa Conversa com o Governador, a aquisição de 36 toneladas de sementes crioulas de milho e feijão (não modificadas geneticamente), dentro do Programa de Aquisição e Distribuição de Sementes. Esta é a primeira vez que o Governo do Estado faz a distribuição destas sementes crioulas à Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap). Serão 35 mil famílias beneficiadas com a distribuição.

O governador ressaltou a importância da ação e lembrou que o Programa de Aquisição e Distribuição de Sementes tem grande relevância para a economia paraibana. “É um programa de suma importância para a economia do Estado e para este segmento da agricultura familiar. Neste ano vamos armazenar essas sementes em São Mamede, Esperança e João Pessoa. É importante dizer que pela primeira vez, depois de 10 anos de demanda dos agricultores, estamos fazendo a distribuição de sementes crioulas de milho e feijão para distribuir nos territórios. É uma vitória do segmento e do Governo também”, pontuou.

João Azevêdo ainda lembrou que, no ano passado, o Governo do Estado comprou 335 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo, enquanto este ano serão 524 toneladas dessas sementes. “Vamos plantar com elas mais de 52 mil hectares, produzindo riquezas. Queremos que a produção de grãos e forragem, este ano, seja bem maior que em anos anteriores. Esperamos colher, pelo menos, 19 mil toneladas de milho, 15 mil toneladas de feijão e 120 mil toneladas de forragem para silagem. Essa forragem serve para alimento do nosso rebanho. Ano passado, fizemos essa ação e este ano se repete”, concluiu.

A partir desta quarta-feira (24), o Programa Estadual de Aquisição de Sementes inicia a distribuição das sementes nas agências da Empaer. As sementes serão armazenadas em armazéns localizados nos municípios de São Mamede (antiga carioca), Esperança (onde funcionava a Conab) e João Pessoa (Distrito Industrial de Mangabeira).

SECOM-PB

Deixe seu comentário