Compartilhe!

A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio dos Centros de Referências de Assistência Social  (CRAS), desenvolveu, nesta terça-feira, dia 23, orientações sobre o trabalho de parto com as mães assistidas pelo serviço.

No CRAS Geralda Medeiros, localizado no bairro São Sebastião, a enfermeira obstetra da Maternidade Peregrino Filho, Elisama Naara, ministrou o momento tirando as dúvidas das gestantes.

De acordo com a enfermeira, as principais dúvidas das mulheres foram: medo do parto, amamentação, planejamento familiar, laqueadura, tempo de espera de quando ir para a maternidade.

“Fiquei muito feliz com o convite porque a gente começa a passar para elas informações de forma preventiva, educativa, para quando elas chegarem lá no serviço, elas terem ciência do que vai acontecer, para elas terem direitos que elas devem ser assistidas de forma respeitosa. Que eu possa ter contribuído para um nascimento respeitoso”

A gestante Maria da Guia Ferreira da Silva, 26 anos, está em sua segunda gestação e garantiu que o momento foi importante para que ela e outras mulheres fiquem bem informadas sobre a atual situação delas.

“Gostei muito das orientações do CRAS porque a gente fica sabendo de coisas que a gente não sabia e fica bastante orientado para a hora do trabalho de parto, e também fica sabendo mais coisas da gravidez”, disse.

Já o coordenador do CRAS Geralda Medeiros, Leonardo Honorato, avaliou o momento como de grande relevância, pois, o serviço foi considerado essencial em meio a pandemia.

“Dentro dessa responsabilidade que nós temos, assumimos o compromisso de atender os nossos usuários garantindo todos os protocolos de segurança e de distanciamento necessários para esses usuários”, explicou Leonardo sobre o formato do encontro.

Ainda de acordo com o coordenador, o CRAS está construindo parcerias para trazer formações, informações e educativo que proporcionará o acesso aos direitos inseridos na política de assistência.

O CRAS Mariana Alves de Oliveira, localizado no bairro Monte Castelo, também realizou o I Encontro com o Grupo de Gestantes, abordando os seguintes temas: Pré-natal psicológico com a psicóloga Raelma Késia e o processo de sensibilização das gestantes sobre os seus direitos na saúde com as assistentes sociais Kelly e Vitória.

Fala de Elisama Naara:

Fala de Maria da Guia:

Fala de Leonardo Honorato:

Coordecom

Deixe seu comentário