Catadores de lixo de Cajazeiras
Compartilhe!

A situação desesperadora das famílias que tentam se cadastrar no programa Bolsa Família em Cajazeiras para não passarem fome foi destaque no programa Profissão Repórter, da TV Globo.

A reportagem mostra a luta das famílias para sobreviver durante a crise do desemprego que foi aprofundada pela pandemia do coronavírus.

No lixão, dezenas de catadores buscam restos de comida e produtos vencidos que são despejados por supermercados todos os dias.

A jovem Sandra, demitida de uma lanchonete que precisou cortar gastos, vende lavagem (restos de comida para alimentar porcos) e espera ser aprovada no Cadastro Único do Bolsa Família. Ela conta que busca emprego na cidade, mas não tem dinheiro sequer para fazer um currículo.

Segundo a reportagem, quase 50 mil famílias na Paraíba se encaixam no perfil do Bolsa Família, mas não conseguem o benefício. Em Cajazeiras, são pelo menos 1.500 famílias aguardando, de acordo com o coordenador do programa, Fabio Borges.

A reportagem também mostra a situação da agricultora Sandra Inácio, que em 2020 passava fome com seis filhos e hoje em dia, com o Bolsa Família, consegue ao menos colocar arroz e feijão escassos na mesa.

Veja vídeo:

Jocivan Pinheiro – Diário do Sertão

Deixe seu comentário