Compartilhe!

A cabeleireira Fabiana Brasileiro, que reside em Patos, enfrentou problemas nesta quarta-feira, dia 03, após ter seu número de WhatsApp clonado por criminosos que utilizaram sua lista de contatos para pedir empréstimos.

Após descobrir o fato, Fabiana buscou o escritório da operadora de telefonia móvel, porém foi informada que o WhatsApp é um aplicativo independente que apenas utiliza o número, mas não é administrado e nem tem interferência da operadora.

Fabiana Brasileiro 2

Utilizando o WhatsApp da vítima, o golpista começa a enviar mensagens pedindo que os amigos façam um depósito com determinada quantia em dinheiro. “Preciso de um favor! Faça uma transferência no valor de R$ 1.800,00 que lhe pago ainda hoje, mas tô precisando urgente desse valor”, diz o criminoso.

A conta para depósito está em nome de Bruno Santos Silva, agência 4007, conta 11.889 – 4 em conta poupança da Caixa Econômica Federal. A agência está localizada em São Paulo.

Diante do problema, Fabiana teve que instalar o WhatsApp em outro número e está pedindo aos seus contatos que não realizem nenhum depósito que está sendo pedido em seu nome pelo criminoso.

Uma dica de segurança do próprio WhatsApp pode ajudar aos que utilizam o aplicativo: “A verificação em duas etapas é um recurso opcional no WhatsApp, mas recomendado. Ao ativar, qualquer tentativa de uso do seu número de celular (em outros aparelhos e/ou por terceiros) terá que usar, também, um PIN de seis dígitos. Ao ativar, você poderá inserir seu endereço de e-mail para caso venha a esquecer o código de acesso. É importante, porém, que a sua conta de e-mail esteja segura”.

Veja o passo a passo:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Toque no menu de três pontos e acesse as “Configurações”;
  3. Em “Conta”, escolha “Verificação/Confirmação em duas etapas”;
  4. Toque em “Ativar” e escolha uma senha seis dígitos para a conta do WhatsApp;
  5. Confirme o seu PIN (digite novamente o seu código pessoal);
  6. Infome um endereço de e-mail válido para caso esqueça seu código;
  7. Toque em “Avançar”  e confirme seu endereço de e-mail, depois em “Salvar”.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Deixe seu comentário