Compartilhe!

ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
“DR. TRAJANO PIRES DA NÓBREGA”

NOTA DE ESCLARECIMENTOS

Os gestores da Escola Cidadã Integral Dr. Trajano Pires da Nóbrega, localizada a Rua Miguel Fernandes Ferreira, s/nº, Centro, Condado-PB, vêm por meio desta nota, esclarecer a comunidade escolar sobre a denúncia feita por um suposto morador da cidade ao portal de notícias “Folha Patoense”, no qual acusa a escola de abandono, inclusive, citando o problema envolvendo a rede elétrica da unidade de ensino. Deste modo, a princípio, informamos a comunidade escolar que a ECI Dr. Trajano Pires da Nóbrega não se encontra abandonada. A equipe escolar, por meio dos seus núcleos gestor e de apoio, está desenvolvendo suas atividades conforme escala elaborada e validada por seu Conselho Escolar, onde, parte da equipe desenvolve suas atividades de modo Home Office, enquanto parte desenvolvem suas atividades de modo presencial.

Como citado na denúncia, a escola encontra-se sem energia elétrica, fato este decorrente de um curto-circuito ocorrido no dia 20 de novembro de 2020. O problema foi comunicado a 13ª Gerência Regional de Educação (13ª GRE), com sede na cidade de Pombal-PB, que posteriormente levou o problema a conhecimento da Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia. Neste sentido, informamos ainda que há algumas semanas a escola recebeu a visita de dois Engenheiros Eletricistas e, no último dia 02 de março, do Gerente Regional da 13ª GRE e do chefe do Setor Administrativo da Comissão Executiva de Educação Integral (CEEI), onde nos foi informado que todas as providências estão sendo tomadas pelos órgãos competentes da administração pública estadual.

Por isto, as atividades de ordem administrativa estão sendo realizadas diariamente mediante Home Office. Já no tocante a manutenção e limpeza dos espaços, este, por sua vez, é realizado pela equipe de apoio, também diariamente. Em ambos os casos são respeitadas todas as orientações sanitárias e de prevenção ao Covid-19.

As imagens anexadas à citada denúncia, de fato, correspondem à unidade escolar, sendo, duas delas, do jardim localizado na entrada principal, uma do terreno localizado na lateral do bloco de sala de aulas 01 e outra do local onde ficava localizado o medidor de energia elétrica e que foi danificado devido ao curto-circuito. Sobre a vegetação capturada nas imagens, a escola comunica que a limpeza foi feita a cerca de dois meses, mas, que em face das chuvas ocorridas nos últimos dias, naturalmente floresceram. Neste sentido, alertamos a comunidade que a escola não dispõe de recursos para realizar a limpeza da vegetação na área externa semanalmente, mas que o Conselho Escolar já se pronunciou antes mesmo da denúncia, para a realização de uma nova limpeza dos espaços externos da escola.

Aproveitamos a oportunidade, para informar a comunidade escolar que mesmo em meio a toda a dinâmica adotada em decorrência da pandemia de Covid-19, desde o ano letivo de 2020 a ECI Dr. Trajano Pires da Nóbrega tem desenvolvido suas atividades pedagógicas sem maiores problemas, obtendo, inclusive, excelentes resultados a nível regional e estadual, com estudantes aprovados em processos vestibulares, medalhistas de ouro, prata e menções honrosas em olimpíadas, como a Olímpiada Nacional de Ciências, além de inúmeras premiações em eventos organizados pela SEECT e pelo MEC, a exemplo do Programa Ouse Criar, Festival Arte em Cena e Desafio Celso Furtado. Não obstante, reiteramos o alcance e, acima de tudo, a superação das metas estabelecidas no tocante ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Condado, em 11 de março de 2021.

RESPOSTA DA FOLHA PATOENSE

Wênia Vertich Formiga Leite Barbosa
Gestora Escolar

Macio Bento Bezerra
Coordenador Administrativo Financeiro

Francisco Jefferson Rodrigues Rolim
Coordenador Pedagógico

Deixe seu comentário