Compartilhe!

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Controle Interno, realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 08 de abril, uma visita a Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Patos – APPC, sendo acompanhada pela presidente da entidade, Lenice Fernandes, Adeilza Oliveira (coordenadora de atos administrativos do Controle Interno) e Paulo César Dias (assessor Jurídico do Controle Interno).

A visita foi escolhida para hoje, dia mundial de combate ao câncer, para dar mais visibilidade à causa defendida pela Associação.

A secretária de controle interno do município, Pollyana Guedes, informou que a visita também objetivou entender como é disponibilizado o serviço à sociedade, como os usuários podem procurar a instituição e se cadastrar.

“Vimos lá que há a distribuição de alimentos, fraldas, remédios. Há um empenho da equipe da entidade para atender essa demanda. Também tivemos a oportunidade de visitar a estrutura física do prédio que foi doado pela antiga Associação dos médicos de Patos e lá a gente encontrou um espaço ideal para esse tipo de atividades”, disse.

Pollyana acrescentou que a presidente da Associação, Lenice Fernandes, informou que sempre no primeiro sábado de cada mês realiza um café da manhã em um momento de confraternização com os usuários e que devido à pandemia da COVID-19 não está sendo realizado. Que a entidade está precisando de incentivos financeiros, tanto do poder público quanto da iniciativa privada para otimizar o trabalho que beneficia os portadores de câncer de Patos e região.

Lenice Fernandes acompanhou os controladores e destacou que a associação precisa de reformas para a execução de futuros projetos, uma vez que a subvenção concedida pelo município é no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais).

A presidente acrescentou que caso a APPC consiga realizar a reforma em sua sede, poderia, durante a semana, realizar atividades para os associados com câncer e no final de semana serviria para alugar e, assim angariar recursos para a manutenção do local.

Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Patos – APPC possui, atualmente, 700 pessoas cadastradas, porém, 400 recebem assistência.

Controle Interno:

Uma das atribuições do controle interno é justamente fiscalizar todas as entidades que recebem subvenções sociais pelo município.

“Por ter um caráter pecuniário e econômico, temos que ter esse controle para que não haja, não ocorra em hipótese alguma, malversação do dinheiro público. Então eles trazem a prestação de conta e em contrapartida nós fazemos essas visitações”, explicou Pollyana Guedes, Secretária do Controle Interno.

Fala de Pollyana Guedes:

Fala de Lenice Fernandes:

Coordecom

Deixe seu comentário