Início Cultura Artista patoense Aurélio Filho lança quadrinhos com temática de luta racial

Artista patoense Aurélio Filho lança quadrinhos com temática de luta racial

Compartilhe!

ursula1O desenhista patoense Aurélio Gomes Filho lança mais uma revista em quadrinhos, resultante de um projeto de em parceria com estudantes e professores do IFPB – Campus Sousa. O projeto teve participações de vários artistas, como Alex Souto e Roberto Nascimento, do Coletivo Sertão HQ de Patos, além do acompanhamento na produção de Diassis Pires, da cidade de Coremas – PB e colaborações de vários artistas do nordeste e São Paulo.

A HQ intitulada Úrsula é um projeto dos Cursos de Extensão do IFPB-Campus Sousa, idealizada pela aluna Mariana Ferreira e abraçado por alunos e professores da Instituição e artistas externos e tem por meta contar a história de uma protagonista negra que, após diversas dificuldades encontradas diante da condição de ser mulher e negra, encontra na superação e na valorização de sua trajetória os caminhos para a sua plena conquista e realização.

O título da obra é uma explícita homenagem à primeira escritora afro-brasileira, Maria Firmina dos Reis, professora maranhense que escreveu, em 1859, o romance intitulado Úrsula, obra que dá origem a um lugar institucionalizado (Literatura) capaz de recompor rota de um sem-número de mulheres negras brasileiras que, sem baixar a cabeça para as muitas exclusões históricas, viram na luta contra as dificuldades o itinerário para a autoaceitação.

O lançamento oficial da revista será no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB, em Sousa, com data ainda a ser definida, por conta da pandemia.

ursula2 ursula2a

Deixe seu comentário