Compartilhe!

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Mamede, na Região Metropolitana de Patos, começou na quinta-feira, 03/06, mais uma etapa da vacinação da Covid, dessa vez abrangendo professores da Educação Básica. Os primeiros a receberem a dose “de esperança” – assim vêm sendo chamado o ato de vacinar – foram os professores e funcionários da creche Delano Wanderleia/Lúcia de Fátima.

Nesse mesmo dia, a secretaria deu continuidade à vacinação de pessoas a partir de 18 anos com comorbidades, com deficiência permanente, beneficiários do BPC e obesos com índice de massa corporal (IMC) acima de 40.

No sábado, o esquema vacinal ganhou um reforço de modo que professores de mais duas escolas municipais também receberam a dose, a saber, da escola Francisco Pergentino e da Lúcia de Fátima. Além de outras pessoas dos grupos prioritários descritos anteriormente.

A ideia de incluir a área da Educação nessa etapa é justamente para preparar a retomada gradual das aulas presenciais, ou híbridas na rede municipal e estadual de ensino. Lembrando que não há data prevista para esse retorno, que ocorrerá de acordo com o plano de flexibilização do Governo do Estado e do Município.

A vacinação segue avançando, nesta segunda-feira (7/6), tendo agora como público-alvo as pessoas sem comorbidades, a partir de 59 anos ou mais. Segundo o secretário de Saúde, Chaguinhas Alves, o município já imunizou cerca de 40% da população, com a primeira dose.

Do início da vacinação, em janeiro, até este mês de junho já foram vacinados os seguintes grupos prioritários:

– Idosos a partir de 60 anos;
– Trabalhadores da saúde pública e da rede privada;
– Pessoas entre 18 e 59 anos com comorbidades,
– Com deficiência permanente;
– Beneficiários do BPC;
– Obesos com IMC acima de 40;
– Profissionais da Educação do ensino básico;
– Pessoas com 59 anos, sem comorbidades.

São três as vacinas disponibilizadas pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde: CoronaVac/Butantan, AstraZeneca/Fiocruz e Pfizer/BioNTech. O intervalo após a primeira dose varia entre os imunizantes, confira abaixo.

CoronaVac – de 28 a 30 dias;
AstraZeneca – de 90 a 120 dias;
Pfizer – de 15 a 21 dias;

Nessas últimas ações, a secretaria utilizou os imunizantes da AstraZeneca e da Pfizer. E a vacinação foi realizada na mais nova unidade básica de saúde do município, a UBS IV, que fica localizada no bairro Mizael de Oliveira.

Em suma, a vacinação começou em janeiro e até agora São Mamede vacinou um total geral de 3.544 pessoas, dentre elas, 2.399 com a primeira dose e 1.145 com a segunda dose.

Assessoria

Deixe seu comentário