Ataque hacker ao STF aconteceu em maio, quando houve uma tentativa de invasão ao sistema da Corte (Imagem: Getty Images)
Compartilhe!

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje a Operação ‘LEET”, que tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em ataques cibernéticos ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária nas cidades de Itumbiara (GO), Bragança Paulista (SP), Belém do São Francisco, Jaboatão dos Guararapes e Olinda —as três últimas em Pernambuco.

O ataque hacker ao STF aconteceu em maio, quando houve uma tentativa de invasão ao sistema da Corte. A partir de então a PF passou a investigar o caso.

Durante as investigações foram identificados os endereços de onde teriam partido os ataques e das pessoas que, de forma sistemática e organizada, praticaram os crimes ora apurados, de acordo com a PF.

Com as medidas judicias cumpridas hoje, a PF busca identificar outros possíveis integrantes do grupo e as circunstâncias dos crimes praticados.

Os suspeitos são acusados dos crimes de invasão de dispositivo informático e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a cinco anos de reclusão.

A PF informou ainda que o termo “LEET”, também conhecido como “eleet” ou “leetspeak” e que dá nome à operação, é uma alternativa ao alfabeto inicialmente usado para o idioma inglês, empregado principalmente na internet. Utiliza-se de várias combinações de caracteres ASCII para substituir letras do alfabeto latino. É usado como um adjetivo para descrever proeza formidável ou realização, especialmente nas áreas de jogos online e em sua forma original, usada por hackers de computador.

Acesso fora do padrão tirou do ar site do STF

O site do Supremo saiu do ar na madrugada de 6 de maio, após o órgão identificar uma cesso fora do padrão. Para evitar que dados fossem roubados, o STF retirou o acesso ao portal para usuários externos.

O acesso fora do padrão foi contido enquanto ainda estava em andamento e, segundo o STF, somente dados públicos ou de características técnicas do ambiente foram acessados, sem comprometimento de informações sigilosas.

Foi revelado ainda que o acesso não teve intuito de “sequestro” de ambiente, com características de ransomware, mas apenas de obtenção de dados.

Os serviços do site do STF levaram dias para serem normalizados.

Tilt

Deixe seu comentário