Foto: reprodução
Compartilhe!

A pandemia impactou muitas vidas. Muitas delas, daqueles que vão permanecer com as lembranças dos entes queridos que não conseguiram superar o vírus. Já outros, com as marcas da superação e a luta pela vida. Porém, muitas pessoas ainda estão em uma intensa luta contra a Covid-19 nos hospitais, a cada dia mais lotados, diante do aumento de casos.

Em Patos, no sertão da Paraíba, a equipe de fisioterapia do Complexo Hospitalar Regional de Patos realizou uma ação que buscou levar um pouco de esperança através da música para quem está internado. Reacendendo a chama do período junino, na penumbra devida à pandemia, os profissionais desenvolveram uma ação que levou o São João para os pacientes internados na unidade.

Conduzido pelo som da sanfona, o músico e cantor Hudy Show cantou grandes sucessos do forró nordestino em uma apresentação dentro das enfermarias. Um show exclusivo para os pacientes em recuperação.

De acordo com o músico, foi um momento para estimular a mudança da realidade dos pacientes. Além disso, Hudy espera ter reacendido a esperança dos pacientes e despertado a vontade de continuar vivendo.

O processo, conhecido como musicoterapia, é uma forma de tratar pacientes através da música. A musicoterapia ativa diversas regiões do cérebro. Uma delas, o hipotálamo, regula a temperatura, a vontade de comer e o estado de ânimo.

A técnica já foi alvo de vários estudos que comprovam que a música pode auxiliar na recuperação dos pacientes, a partir da influência que ela exerce no cérebro.

Ray Santana – TV Contexto

Deixe seu comentário