Anderson Dantas - Campina Grande, PB
Compartilhe!

Quem prestou atenção no céu no início da noite desta segunda, 12 de julho, pôde contemplar um espetáculo: a conjunção entre Marte, Vênus e a Lua. E astrônomos amadores aqui da Paraíba, aproveitaram para registrar e compartilhar belas imagens desse momento.

EneidaPereira JoaoPessoa PB
Eneida Pereira – João Pessoa, PB
FelipeServulo Taperoa PB
Felipe Sérvulo – Taperoá, PB
MarceloZurita JoaoPessoa PB
Marcelo Zurita – João Pessoa, PB

Embora estivessem separados por enormes distâncias, os astros pareciam próximos no céu devido a um alinhamento dos astros no espaço em relação à Terra.

pasted image 0 1
Alinhamento entre Terra, Lua, Vênus e Marte em 12 de julho – Reprodução: solarsystemscope.com

A Lua, à apenas 385 mil quilômetros da Terra, estava 8% iluminada, em fase crescente, e sua visão se destacava pela presença da chamada “luz cinérea”, que nada mais é do que a Luz do Sol refletida na Terra iluminando de forma tênue o lado escuro lunar. A luz cinérea também é chamada de “o brilho de da Vinci” porque foi Leonardo da Vinci (ele mesmo, o pintor da Monalisa) quem explicou o fenômeno há mais de 500 anos.

Vênus é o planeta mais próximo da Terra e que estava a cerca de 108 milhões de quilômetros de distância. É o astro mais brilhante do céu noturno depois da Lua e é, juntamente com Mercúrio, um dos planetas em que podemos observar suas fases através de telescópios. Nesta segunda (12), ele podia ser visto 87% iluminado.

Já Marte estava a 372 milhões de quilômetros de distância. Além de estar mais distante, o Planeta Vermelho é bem menor e reflete menos luz que as nuvens de Vênus. Por isso, ele aparece bem menos brilhante à esquerda e um pouco acima de Vênus.

Marcelo Zurita – (83) 99926-1152

APA – Associação Paraibana de Astronomia
BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros
SAB – Sociedade Astronômica Brasileira

Deixe seu comentário