Compartilhe!

Na noite desta quinta-feira, 15/06, foi realizada a terceira audiência virtual do Orçamento Democrático Estadual – Ciclo 2021, que contou com a presença do governador João Azevêdo (Cidadania) e parte do secretariado.

Através das redes sociais, a população de Patos e região cobrou massivamente a construção do Hospital de Trauma de Patos e também do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) na cidade. Recentemente, Patos foi pega de surpresa com a ida do Lacen do Sertão para Sousa. Relembre: Patos perde Lacen do Sertão da Paraíba para Sousa após audiência com autoridades.

Uma mobilização segue sendo realizada nas redes sociais para que a unidade hospitalar seja uma prioridade da gestão no próximo ciclo do Orçamento. Veja: Vote pela construção do Hospital de Trauma de Patos no Orçamento Democrático Estadual. Siga o passo o passo. Vídeo (a votação segue até o fim de julho).

No início do mês, João Azevêdo esteve em Patos, onde participou da solenidade de formação de novos policiais e bombeiros militares, e disse que o Hospital de Trauma de Patos não foi uma promessa de campanha, mas sim um fortalecimento dos hospitais do Sertão já existentes, implantando uma estrutura de trauma. Ele informou que já está tomando providências para que ampliações aconteçam nas unidades. Relembre: Patos pode não receber Hospital de Trauma, diz governador João Azevêdo. Vídeo.

A notícia de que Patos pode não ter hospital de trauma, gerou revolta na população, que segue cobrando a construção da unidade, pois pessoas que sofrem acidentes são transferidas para João Pessoa e Campina Grande, correndo risco de vida devido às longas distâncias e aumentado a demanda de pacientes nessas unidades. Para a população, outro fator que endossa a necessidade da construção do hospital de trauma é que Complexo Hospitalar Regional não é capaz de comportar a demanda existente em Patos e demais municípios situados no Sertão da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e a construção de um novo hospital se faz necessário.

Secretária executiva de Saúde da Paraíba fala sobre implantação de serviço de traumatologia e cirurgias eletivas no Hospital de Patos

A secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, ao ser questionada sobre a possibilidade do Complexo Hospitalar Regional de Patos ser contemplado com reforma e ampliação, com o funcionamento do serviço de traumatologia, disse que o governador já autorizou a reforma do bloco cirúrgico e compra de equipamentos de hemodinâmica.

Ela também enfatizou que o gestor já autorizou um estudo referente à ampliação de leitos na unidade hospitalar. “Esse trabalho já está sendo feito pela Secretaria de Estado da Saúde para providenciar a questão dos projetos referente à ampliação, ao Hospital Regional de Patos, que atende a toda a macrorregião do Sertão e Alto Sertão, também na alta complexidade de traumatologia”, disse.

Renata destacou que um forte investimento no hospital e também na maternidade está sendo realizado desde 2019. “Investimento forte já vem sendo realizado desde 2019 no Hospital Regional de Patos, assim como na Maternidade também, que vai passar por reforma, tanto o Regional quanto a Maternidade de Patos, para que a gente consiga ampliar a oferta de serviços e que os serviços que o governador já citou, que hoje são realizados em João Pessoa e Campina Grande, eles possam ficar mais próximos da população de toda a região”, acrescentou.

Sobre a realização de cirurgias eletivas na cidade, a secretária destacou que a demanda sempre é recorrente nas plenárias da ODE e que com reforma do bloco e construção mais salas de cirurgia, os procedimentos serão possíveis de serem realizado em breve. “E uma demanda necessária também dentro do Hospital Regional de Patos é a questão de todas as plenárias solicitarem realização de cirurgias eletivas, então com a reforma do bloco, com construção também de mais salas de cirurgia, que está também em andamento pela Suplan, isso vai ser possível ser realizado logo em breve”, completou.

Veja vídeo da terceira audiência virtual do Orçamento Democrático Estadual – Ciclo 2021:

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário