Compartilhe!

Aprovado o Projeto de Lei N° 5.598/2021 – 5.599/2021 e sancionado pelo prefeito de Patos, Nabor Wanderley, no dia 27 de julho, que concede o Título Honorífico de Cidadão Patoense aos poetas e repentistas José Genaldo Pereira Leite e a Vicente de Paulo Pereira Leite, conhecidos artisticamente por Irmãos Pereira. O autor do projeto é do vereador José Ítalo Gomes Cândido (PRB), que contou com o apoio dos demais vereadores. A matéria foi apreciada pelo plenário com pareceres favoráveis das comissões de Legislação, tendo aprovação unânime em votação.

Em discurso na sessão, o autor da proposição ressaltou a importância dos trabalhos prestado pelos Irmãos Pereira dentro do movimento cultural de Patos.

O irmão Genaldo Pereira agradeceu ao vereador pelo Projeto de Lei e ao presidente da FUNDAP, Marcelo Lima, pelo trabalho a frente da Fundação Cultural “Eu quero em primeiro lugar agradecer a Deus pelo dom nato da poesia, pela saúde e disposição para trabalhar. Estou muito satisfeito com o reconhecimento e feliz de que meu trabalho junto a meu irmão foi visto pela população patoense. Posso dizer que foi uma das melhores coisas que já aconteceu na minha vida, desde já agradeço a propositura do vereador Ítalo Gomes que fez esse pedido na Câmara de Vereadores, reconhecendo e valorizando a nossa cultura do repente e nosso trabalho na cidade. Grato também a Marcelo Lima que vem trabalhando muito a frente da FUNDAP. Enfim, meu sentimento é de gratidão a todos que me acolheram na Capital do Sertão e que me recebem de braços abertos como cidadão patoense”, disse Genaldo.

O presidente da FUNDAP, Marcelo Lima, fala da importância da aprovação do Projeto de Lei que concede o Título de Cidadão Patoense aos Irmãos Pereira. “Muito importante e merecido, os Irmãos Pereiras dedicam sua vida para fortalecer essa cultura popular que resiste ao tempo. Essa dupla é reconhecida em todo nordeste, é uma das duplas de repentistas mais importante de Patos e região. Vai meus agradecimentos ao vereador Ítalo Gomes e todos os vereadores que votaram nesse projeto, ainda estendo meus agradecimentos ao prefeito Nabor por sancionar essa projeto tão importe para nossa cultura”, disse Marcelo.

Biografia dos Irmãos Pereira

Os poetas Irmãos Pereira, Paulo e Genaldo, a dupla que atua profissionalmente desde o ano de 1995, ambos nascidos em Mauriti (CE), são os 3° e 4° filhos do casal Manoel Ramos Leite e Maria Silene Pereira Leite, de uma família de 11 irmãos, com mais dois atuando como repentistas, tendo também mais irmãos em outros segmentos da arte. Desde então, gravaram dois CDs de estúdio na modalidade de cultura popular do repente, como também inúmeras participações em festivais e cantorias, em várias localidades do Brasil, predominando a Região Nordeste. Em Patos, a história da dupla começa efetivamente no ano de 2004, ou seja, há 17 anos, mais precisamente no dia 11 de outubro 2004, quando vieram assumir o referido programa, a convite da dupla então de repentistas, Os Nonatos. Ambos vieram de total mudança para a Morada do Sol, com suas respectivas famílias. O poeta Paulo Pereira trouxe consigo sua esposa Maria das Graças, mais conhecida como Fabiana Quental e dois filhos, Obede (24 anos, cantor, compositor, toca violão e é formado em Letras – Língua Inglesa) e Omero (17 anos). Em 2003, nasceu o último filho Oséias (9 anos). Já Genaldo Pereira, trouxe consigo a esposa Sônia Maria e a filha Dálethe (17 anos), que hoje atua na arte, é cantora e estudante de Psicologia, e em 2012, nasce o filho mais novo, Genaldo FIlho. A dupla de repentista assumiu o conceituado Programa Poesia e Violas com determinação e hombridade que a respeitada emissora exige, contando com apoio de admiradores da cultura do repente, da qual eles fazem parte. A partir dessa aceitação, os Irmãos Pereira têm em sua responsabilidade uma cantoria mensal, intitulada de “Projeto A Quinta-Feira do Verso”, o qual vem com cantorias mensais ininterruptas desde seu início em maio de 2012, trazendo a cada mês uma dupla de repentista para engrandecer a arte e a cultura local, gerando assim um intercâmbio entre profissionais. Conta com apoio de amigos da cantoria. Assim como todo o mundo, a dupla também sofreu abalos com a pandemia, pois sem ventos, sem ganhos. Apesar dos pesares e das dificuldades, conseguiram realizar lives para manter o Projeto A Quinta-Feira do Verso.

Assessoria

Deixe seu comentário