Compartilhe!

Cupim é uma comunidade que fica por trás do serrote de Picotes.  Antigamente, era chamada de Picotes II.

Os alunos que precisavam de escola utilizavam a antiga escola de Picotes, que ficava numa estrada que beirava o serrote de Picotes, passando pela casa do antigo árabe, onde tem a Lagoa de Laje… com um visual encantador… Mas na gestão de Dr. Joácio foi construído o seu grupo – Escola do Cupim, já que a escola de Picotes estava em fechamento.

O Cupim tem suas belezas naturais, como a Lagoa de seu Torta, que fica num lajedo perto do Cruzeiro de São Sebastião.

A  Comunidade está a 9 km da BR 230 e pertence à cidade de São Mamede, PB. Ainda se mantém por lá a fabricação do queijo de coalho tradicional do sertão, feito na prensa com forma de madeiras, e há doces caseiros que são uma delícia….

O número de casas já passa das 30… Embora fique mais afastada,  já tem Internet de boa qualidade. Na comunidade do Cupim existe um poço para abastecer essas casas, mas ele não dá conta da demanda. Então, os moradores precisam  fazer um tipo de rodízio, mas tempos atrás já foi mais difícil. Por outro lado, muitas casas têm cisternas que ajudam nos afazeres de casa.

WhatsApp Image 2021 08 21 at 22.05.48

Há uma igreja Assembleia de Deus. Ainda não existe igreja católica, mas a Sra.  Chiquinha e família já colocaram à disposição um local para construção…Precisamos ajudar já que a imensa maioria da população é católica.

Cupim tem no seu caminho várias porteiras nas divisas das terras,  fazendo lembrar de um saudoso passado, quando  as crianças ficavam no dia de feira abrindo e fechando porteiras para ganhar algo. Recentemente, a Comunidade recebeu uma unidade móvel de saúde com médico. O povo ficou bastante agradecido, pois muitos moradores não têm tempo de ir à rua devido os serviços. Com certeza, em breve deve chegar uma unidade móvel odontológica.

Na comunidade há um lugar especial para comer uma galinha de capoeira com arroz de graxa: é o “Bar Família”, de Zé do Horácio, filho da Sra. Chiquinha.

O Cupim tem muitos lajedos bonitos, uma agricultura de subsistência e uma pecuária bem familiar. De lá se tem acesso ao tanque de Lió Brito.

Cupim, uma comunidade que tem em especial seu acolhimento a quem vai conhecer esse lugar tão lindo e simples no nosso sertão da Paraíba. Cupim tem um pôr do sol maravilhoso!!! Por estar na divisa de São Mamede e Quixaba, com certeza irá entrar na rota do Turismo de Picotes.

Blog São Mamede 1

Deixe seu comentário