Compartilhe!

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Atenção Básica, Coordenação de Atenção Especializada e toda a rede de assistência à saúde mental, realizou na manhã desta sexta-feira, uma ação alusiva ao 10 de setembro, que é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

Em Patos, os serviços de assistência à saúde mental estão desenvolvendo um calendário de atividades e ações alusivas à Campanha Setembro Amarelo, que tem como tema local; A ESCUTA QUE ACOLHE, SALVA VIDA. A campanha visa conscientizar as pessoas para a prevenção do suicídio e a valorização da vida.

Portanto, a praça Getúlio Vargas, no Centro de Patos, foi palco de uma atividade ao ar livre com um PIT STOP de panfletagem, atividade física, auriculoterapia e outras atividades terapêuticas.

O secretário de Saúde de Patos, Leônidas Dias, participou do momento e avaliou positivamente. “Além de um evento de grande importância, é um momento de primor, onde os nossos servidores estão devidamente alinhados e buscando sempre o melhor para nossa rede de saúde, especialmente a nossa saúde mental”, disse.

A coordenadora da Atenção Especializada, Dila Ramos, ressaltou que dentro da campanha estão acontecendo por meio de demanda livre, as escutas psicológicas e escutas fraternas, com apoio do curso de Psicologia da UNIFIP e da União Espírita Cristã.

A coordenadora do CAPS AD (álcool e drogas), Yanna Gomes, destacou que o plano de trabalho da campanha visa também desenvolver ações ao longo de todo o ano, sempre buscando prestar assistência às pessoas que enfrentam problemas de ordem mental, e principalmente facilitar o acesso aos serviços de saúde mental.

Mais detalhes sobre a campanha Setembro Amarelo e sobre como ter acesso às Escutas Psicológicas e Escutas Fraternas, acesse o instagram @saudepatosparaiba.

Coordecom

Deixe seu comentário