Compartilhe!

O Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), completa três anos de atuação como unidade oncológica no Sertão e comemora a data com um evento híbrido chamado Roda de Conversa. A programação teve início na tarde desta quarta-feira (22) com um momento de troca de conhecimento a respeito da Avaliação Psicológica do Paciente, com a coordenadora do serviço de psicologia da unidade, Pryscilla Guedes. Nesse primeiro momento a psicóloga trouxe informações importantes sobre a psique do paciente oncológico e destacou como o profissional da área é imprescindível já que o diagnóstico traz um misto de sentimentos, inclusive o estresse, a raiva e o medo.

O papel de um psicólogo em uma unidade oncológica é oferecer todo o suporte emocional nas fases pré e pós-diagnóstico. “Quando há a suspeita de câncer já temos um momento pesado, cheio de incertezas e isso está ligado ao grande estigma social que a doença tem, afinal, o câncer está ligado à dor, à finitude humana, às mudanças corporais”, disse a psicóloga, acrescentando que devido a tudo isso, é natural a fuga, a negativa do diagnóstico, da investigação. “Muitas vezes, há o medo de descobrir se há algo errado, mesmo com toda a sintomatologia”, afirmou.

Quando já tem o diagnostico, segundo a coordenadora do serviço no Hospital do Bem, a Psicologia é importante para que o paciente possa se expressar, compreender as dificuldades do momento vivido, perceber as situações que ele pode enfrentar e trabalhar tudo isso. Pryscilla lembrou uma ação importante no Hospital que fez a diferença. “Criamos panfletos. O conhecimento do paciente sobre seu adoecimento faz muita diferença. Existem muitas mudanças corporais como queda de cabelo, mudança de cor de unha, de dentes, da cor da pele e quando eles não tem esse conhecimento, muitos se desesperam”, comentou a psicóloga.

Ela explicou que cada paciente, ao logo do tratamento, vive muitos sentimentos, especialmente o medo de não conseguir vencer a doença, bem como os efeitos colaterais do tratamento que, geralmente, é longo. De acordo com a psicóloga, a “adesão” do paciente é imprescindível ao tratamento uma vez que a aceitação da doença o coloca em estado de alerta e tentativa de recuperação de seu corpo. “Quando há o diagnóstico trabalhamos o nível de conhecimento do paciente sobre sua doença através de entrevistas. Alguns não querem falar e respeitamos o momento. Depois voltam e são bem recebidos”, disse Pryscilla, que já levou pacientes a conhecer o ambiente de tratamento e eles se sentiram mais calmos e acolhidos.

A meta do setor é instrumentalizar cada paciente para lidar da melhor maneira possível com as alterações físicas e emocionais de um tratamento oncológico. “Aqui formamos uma família ao longo desses três anos e temos também muitos casos de cura, graças a Deus”, comentou. Ao concluir a palestra, Pryscila Guedes apresentou a sala de tratamento do Hospital do Bem, equipada com poltronas confortáveis, ambiente acolhedor e boa infra-estrutura.

E a Roda de Conversa continua …

Nesta quinta-feira (23) outro momento de troca de conhecimento multiprofissional ligado a assuntos do universo oncológico acontecerá às 16h. Serão cinco Rodas de Conversa ao todo. As próximas acontecerão nos dias 23, 27, 28 e 29 de setembro de forma híbrida (presencial e online). Na forma presencial serão oferecidas 15 vagas para respeitar as normas de segurança exigidas na pandemia e acontecerá na sala administrativa do Hospital do Bem, situada à Rua Horácio Nóbrega, S/N, Bairro Bela Vista. O acesso à forma remota será através de plataforma de reuniões virtuais e todos os inscritos receberão o link por e-mail e pelo seu contato de whatsapp. Para garantir a vaga, basta acessar o https://doity.com.br/hospitaldobem3anos. Será distribuído material didático para todos os participantes e certificados.

Programação

Nesta quinta-feira (23), o enfermeiro oncológico, Fernando Régis vai abordar ‘Enfermagem oncológica e manuseio de cateter totalmente implantável’. A Roda de Conversa segue no dia 27, com o Nutricionista, Thiago Viana, que vai falar sobre ‘Terapia nutricional no paciente oncológico’. No dia 28, o tema será ‘Aspectos gerais sobre atuação do farmacêutico hospitalar na oncologia’, com o farmacêutico oncológico, Kaltz Victor e encerrando o ciclo de conversas, a oncologista e responsável pelo ambulatório do Hospital do Bem, Nayarah Xavier vai falar sobre ‘Abordagem da Medicina em cuidados paliativos na oncologia’.

Assessoria

Deixe seu comentário