Compartilhe!

Muitas das medicações utilizadas em oncologia são administradas de forma intravenosa. Os tratamentos podem ser longos e o extravasamento de quimioterápico e o risco de infecções são sempre uma preocupação para toda a equipe de uma unidade de saúde. Assim, o Hospital do Bem, unidade oncológica no sertão da Paraíba que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), resolveu trazer para o segundo dia da ação ‘Roda de Conversa’ o tema ‘Enfermagem oncológica e manuseio de cateter totalmente implantável’. Durante quase uma hora, o enfermeiro oncológico, Fernando Régis, mostrou os cuidados da equipe de enfermagem na implantação do dispositivo e as inúmeras vantagens que o equipamento apresenta, inclusive, na qualidade de vida dos pacientes e na redução de sofrimento devido ao tratamento.

O portacath ou cateter completamente implantado é um dispositivo que fica acoplado abaixo da pele e é um reservatório com membrana perfurável e um cateter de silicone. “Ele melhora a qualidade de vida do paciente com câncer por apresentar maior conforto na administração dos medicamentos, menor necessidade de manipulações e menor índice de infecções, minimiza o risco de trombose e não interfere nas atividades diárias do paciente”, disse o enfermeiro Fernando Régis. Ele mostrou para o público online e presencial como acontece a implantação do cateter e como é feita sua manutenção.

O enfermeiro que lida cotidianamente com pacientes em tratamento contra o câncer apresentou também como se dá a rotina do setor de administração de quimioterapia no Hospital do Bem. “Temos oito poltronas, dois leitos e duas salas de emergência para o caso de alguma intercorrência, no caso, alguma reação do paciente. Aqui, nossos pacientes encontram uma equipe qualificada, uma excelente estrutura e ainda todos os protocolos usados nos hospitais que tratam de câncer no país”, destacou o profissional que foi o segundo a abordar questões no ‘Roda de Conversa’, que acontece entre os dias 22 e 29 de setembro. “A ideia foi marcar os três anos de comemoração da inauguração do Hospital do Bem debatendo assuntos sobre o universo oncológico”, explica o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, ao qual o Hospital do Bem está integrado.

A próxima ‘Roda de Conversa’ acontecerá no dia 27, com o Nutricionista, Thiago Viana, que vai falar sobre ‘Terapia nutricional no paciente oncológico’. No dia 28, o tema será ‘Aspectos gerais sobre atuação do farmacêutico hospitalar na oncologia’, com o farmacêutico oncológico, Kaltz Victor e encerrando o ciclo de conversas, a oncologista e responsável pelo ambulatório do Hospital do Bem, Nayarah Xavier vai falar sobre ‘Abordagem da Medicina em cuidados paliativos na oncologia’.

Assessoria

Deixe seu comentário