Compartilhe!

Contribuir para melhor qualidade alimentar e uma melhor tolerância ao tratamento do câncer é o objetivo da Nutrição Oncológica e o Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), debateu esse assunto hoje (27) e trouxe informações valiosas a respeito do tema na terceira edição do projeto ‘Roda de Conversa’. O evento desta segunda-feira  foi comandado pelo nutricionista Thiago Viana que apresentou os principais desafios da nutrição de pacientes com câncer, como por exemplo, o combate à desnutrição.

Thiago explicou que pacientes oncológicos costumam apresentar distúrbios nutricionais, tais como, a perda de peso associada à anorexia, e outras como a disgeusia (perda do paladar) e disosmia (perda do olfato), esofagite, constipação, náusea, vômito. “É de extrema importância que o nutricionista tenha informações precisas do tipo de câncer e acompanhe de perto o paciente porque fazemos a prevenção e tratamento da desnutrição com esses pacientes”, disse Thiago Viana.

A avaliação nutricional, que observa alterações no estado nutricional do paciente durante o tratamento de quimioterapia, é o processo mais importante da nutrição porque é ela que vai guiar através da análise clínica e alimentar. O nutricionista resumiu como é feito o trabalho desse profissional na área da oncologia. “Temos que controlar os efeitos adversos do tratamento e fortalecer o organismo do paciente, ou seja, fazer a modulação da resposta orgânica através do alimento, oferecer o alimento certo para que ele tenha uma melhor imunidade para passar pelo tratamento sem grandes perdas”, explicou Thiago.

Monitoramento, com reavaliação periódica para manter ou ajustar o plano de nutrição oncológica foram processos apresentados. Segundo o nutricionista, o paciente enfrenta muitas mudanças em seu organismo no decorrer do tempo. “Tem paciente que apresenta desnutrição e a indicação é suspender o tratamento para fazer internação dele para tirá-lo do risco imediato e só depois dar continuidade com toda a reavaliação de seu quadro”, disse Thiago lembrando que essa avaliação é sempre individual.

Programação

O Hospital do Bem está completando agora em setembro três anos de atuação como unidade oncológica no sertão e comemora a data compartilhando conhecimento através do projeto ‘Roda de Conversa’. Neste dia 28, será abordado o tema ‘Aspectos gerais sobre atuação do farmacêutico hospitalar na oncologia’, com o farmacêutico oncológico, Kaltz Victor e encerrando o ciclo de conversas, no dia 29, a oncologista e responsável pelo ambulatório do Hospital do Bem, Dra. Nayarah Xavier vai falar sobre ‘Abordagem da Medicina em cuidados paliativos na oncologia’.

Assessoria

Deixe seu comentário