Compartilhe!

WhatsApp Image 2021 10 11 at 16.19.07A Secretaria de Saúde de Malta, na Região Metropolitana de Patos, promoveu no último sábado (9) o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. A vacinação aconteceu na sede da Secretaria de Saúde do município. Este ano, a Campanha tem como meta imunizar contra a raiva mais de 900 animais, entre cães e gatos a partir dos três meses de vida.

Só no sábado foram vacinados um total de 380 animais, sendo 193 cães e 187 gatos. A Campanha contra a raiva é intensificada nesse mês de Outubro, e é de suma importância. Vale destacar que além da vacinação da zona urbana, a Secretaria Municipal de Saúde designou equipes para atender aos animais da Zona Rural, justamente com o intuito de atingir as metas e oferecer facilidade para à população residente dos Sítios que não tem condições de trazer os pets para a cidade.

A Secretária de Saúde do município, Eriane Peixoto destacou a importância da Vacina: “A raiva é uma doença animal infecciosa aguda viral, que atinge o sistema nervoso central levando à morte, tanto dos humanos, quanto dos animais. A transmissão para humanos ocorre por mordidas, arranhões, mucosa e saliva dos bichinhos infectados. E a vacina é a única forma de evitar a doença”, ressaltou Eriane.

O coordenador de Epidemiologia, Felipe Medeiros reforçou o pedido a toda população: “É muito importante ter adesão da população nessa vacinação para diminuição dos riscos de contágio e disseminação do vírus rábico em animais domésticos, consequentemente contribuindo para a proteção e segurança de suas famílias”, disse Felipe Medeiros.

A Campanha de Vacinação Antirrábica vai seguir, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde afirmou que em breve irá promover outro “Dia D” de vacinação em Malta.

Assessoria

Deixe seu comentário