Compartilhe!

A audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Patos requerida pelo vereador Zé Gonçalves (PT) deu o pontapé na campanha para que Patos seja a sede da futura reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Paraibano, caso o projeto de reordenamento seja encaminhado e aprovado pelo Congresso Nacional.

O vereador Zé Gonçalves fez o discurso de abertura na Casa Legislativa enfatizando a importância do engajamento de todas as lideranças políticas dos municípios que compõem a região de Patos nessa luta e apresentou a proposta de realização de audiências públicas em todas as câmaras municipais.

“É importante definirmos a nossa ida a Brasília para conversar com nossos deputados federais e senadores e com o ministro da Educação para dizer que Patos tem a estrutura para abrigar a sede do IFSertão com reitoria no município”.

O diretor geral do campus do IFPB em Patos, professor Ronaldo Lima, informou que o Projeto de Reordenamento dos Institutos Federais de Educação será do Governo Federal e deve ser encaminhado para a análise do Congresso Nacional nos próximos dias.

Ele disse que na proposta apresentada aos reitores em reunião realizada em Brasília para discutir o tema do reordenamento com desmembramento da instituição, Patos foi o município que apresentou todos os pré-requisitos técnicos para receber a nova reitoria do IFSertão.

“Em ocorrendo o reordenamento, nós temos que defender Patos como sede da Reitoria do IFSertão pelos benefícios que pode vir a trazer ou evitar prejuízos para a cidade. Esta é a posição institucional”, disse.

O deputado federal Hugo Mota (Republicanos) participou de forma online da audiência e se mostrou disposto a lutar pela instituição da reitoria do IFSertão em Patos.

“Ao sabermos da notícia, fomos pessoalmente ao ministro da Educação para dizer que estávamos preocupados em sermos mais uma vez injustiçados sob o ponto de vista da escolha da reitoria e fomos dizer que o que aconteceu com o Curso de Medicina não pode acontecer novamente”, avaliou.

Também usaram a tribuna para falar sobre a importância da escolha de Patos para sediar a reitoria do IFSertão, entre outros, o diretor do Campus do IFPB de Santa Luzia, Gerônimo Nóbrega, a professora Ana Célia, que representou a UFCG Campus Patos,
professor Herculano Filho, professor Laudson, professor Silvonete, advogado Héber Tiburtino e o prefeito de Salgadinho, Marcos Alves.

No final o vereador Zé Gonçalves que propôs a audiência pública agradeceu a presença de todos e reafirmou a necessidade da união da classe política e também da sociedade civil organizada para juntos continuarem na luta pelo IFSertão com reitoria em Patos. ”Vamos ampliar ao máximo essa nossa luta, pois não tem sentido Patos continuar perdendo como nos últimos anos. O Curso de Medicina é o maior exemplo.”, pontuou o parlamentar mirim.

Veja vídeo da audiência pública:

Galeria de participantes da audiência pública

Agora Patos

Deixe seu comentário