Jair Bolsonaro, Lula e Sérgio Moro - Foto: reprodução
Compartilhe!

O levantamento de novembro do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) mostra Lula (PT) liderando de forma estável o ranking de intenção de votos para a presidência da República. Enquanto isso, Jair Bolsonaro (sem partido) apresenta queda e Sérgio Moro (Podemos) desponta como candidato “terceira via”, numa disputa ainda apertada.

Nesta edição, o Instituto testou os pré-candidatos em dois cenários diferentes: um com João Doria como candidato do PSDB à presidência e outro com Eduardo Leite. Pouco muda, porém, se o concorrente é o governador de São Paulo ou o governador do Rio Grande do Sul, como observa-se:

Na série histórica, já é possível perceber que Lula (PT), líder isolado, parece ter atingido o teto de intenções de voto, marcando 42 pontos percentuais. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresenta queda em relação a outubro, indo de 28% a 25%.

Sérgio Moro (Podemos) vai se estabelecendo como principal candidato da “terceira via”, ultrapassando Ciro Gomes (PDT), até então melhor candidato do grupo que se apresenta como alternativa entre o ex-presidente e o atual chefe do executivo. O ex-ministro de Bolsonaro saltou de 9% para 11% das intenções de voto, como mostra a pesquisa, comparando agosto a novembro deste ano.

A Pesquisa IPESPE tem margem de erro 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Ela foi realizada no período de 22 a 24 de novembro de 2021, com amostra nacional de 1.000 entrevistados, representativa do eleitorado brasileiro de todas as regiões do Brasil.

JC Online

Deixe seu comentário