Compartilhe!

A Prefeitura de Patos, por meio de Desenvolvimento Social e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, promove nesta quarta-feira, 29, a partir das 19h na Praça Getúlio Vargas, a apresentação cultural “Opereta Popular – Canto de Reis”.

A Opereta, que é realizada pelo grupo Terra, narra a trajetória da brincadeira dos autos do Reisado de Congo, cuja ação cênica se reconstrói no cotidiano dos terreiros dos mestres e mestras da cultura popular com a festa, os cantos, as danças, a dramaturgia e a performance dos brincantes.

A cultura tradicional popular é a expressão primordial para entendermos nossas origens. Assim, surge a necessidade de estabelecer uma conexão entre a tradição e a contemporaneidade e através da apresentação de um espetáculo que conta toda trajetória do Reisado, que é um folguedo do ciclo natalino, que tem sua origem na aglutinação de diversas brincadeiras e folguedos tradicionais, entre os quais os Ranchos de Reis, os Congos, o Bumba-meu-Boi, as Rodas de São João.

Tendo como ponto de partida esta premissa, o espetáculo Opereta Popular será o início de um projeto que irá oportunizar a experiência de um grande número de atividades culturais e folclóricas envolvendo as crianças e os jovens assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município.

Coordecom

Deixe seu comentário