Patos (Imagem: Júnior Macena/TV Contexto)
Compartilhe!

O município de Patos terminou 2021, apresentando uma queda acentuada de casos no mês de dezembro. Houve comemoração, visto que a média de casos de novembro havia sido bastante alta em relação a outubro. Ocorre que mesmo com apenas um caso confirmado da variante ômicron na Paraíba, Patos vem registrando um aumento considerável de casos neste mês de janeiro.

Dezembro terminou com média diária de casos em 4,63. Em sete dias do ano, esta média não só dobrou como chegou a 9,42 até agora em janeiro com 66 novos casos confirmados.

Veja a comparação de casos mês a mês:

  • Setembro – 70 casos – 30 dias – 2,33 casos/dia;
  • Outubro – 188 casos – 31 dias – 6,06 casos/dia;
  • Novembro – 501 casos – 30 dias – 16,7 casos/dia;
  • Dezembro – 139 casos – 30 dias – 4,63 casos/dia.

Enquanto isso, o município anunciou que chegou a marca de mais de 98% da população vacinável imunizada. Segundo levantamento junto à Secretaria Municipal de Saúde, o público vacinável no município imunizado chega a 98,57%.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, a segunda dose ou dose única da vacina já foi ministrada em 85.138 pessoas, número correspondente a 96,84% de toda a população vacinável de Patos, considerando a faixa etária de 12 anos ou mais, enquanto outras 15.281 pessoas, ou 17,38% da população recebeu a terceira dose ou dose de reforço.

Nos próximos dias a Secretaria Municipal de Saúde deverá dar início a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, público que recebeu recente autorização do Ministério da saúde, para ser inserido no Plano Nacional de Imunização.

Mesmo com a vacinação avançada, verifica-se que o número de casos continua subindo. No entanto, o número de internações permanece baixa e de mortes estável.

No mês de janeiro, apenas uma morte foi confirmada pela doença. Em dezembro foram 5 contra 3 de novembro.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

Deixe seu comentário