Compartilhe!

Liliane Sena, gerente da 6ª Regional de Saúde, com sede em Patos, concedeu entrevista nesta quarta-feira 12 à Rádio Universidade FM, momento em que tratou de vários assuntos pertinentes à saúde pública da região. Um dos temas abordados foi a vacinação contra Covid em crianças de 5 a 11 anos, que deve ter início na próxima semana. Vacinadores já iniciaram treinamento, que se encerra depois de amanhã (sexta-feira).

Para Liliane Sena é de suma importância a adesão da população na imunização das crianças. Falou das pesquisas que comprovam a eficácia da vacina pediátrica da Pfizer, devidamente já aprovada pela Anvisa, destinada para o referido público.

Ainda com relação à vacinação, ela alertou para a necessidade das pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal com a segunda dose ou que estejam em tempo da dose de reforço, para que procurem os postos de saúde disponibilizados pelos municípios. Sobre essa dose de reforço, explica que algumas pessoas protelaram devido às celebrações de fim de ano ou por receio de algum tipo de reação. “Em alguns casos pode ocorrer uma reação, uma febre, dor no local da aplicação, como toda vacina pode provocar, mas é melhor se vacinar que pegar a forma grave da doença”, comentou Liliane.

O cenário regional das arboviroses, doenças causadas pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika foi discutido, com a preocupação crescente nos índices de infestação detectadas no último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (Liraa), com a maioria dos 24 municípios da região apresentando risco alto de infestação.

A Vigilância Ambiental da 6ª Gerência Regional de Saúde faz um trabalho parceiro com os municípios, monitorando, orientando e dando treinamento para que os dados dos levantamentos sejam trabalhados com ações que levem à conscientização da população e na prevenção às doenças a partir da eliminação dos focos do mosquito. Com a chegada das chuvas a preocupação aumenta, com acúmulo das águas e isso requer maiores cuidados por parte da população e das vigilâncias ambientais dos municípios.

CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão foi questionada durante a entrevista, comissão necessária para o planejamento de ações, tomadas de decisões para que os municípios possam oferecer um SUS com mais qualidade. A Comissão é composta por gestores de saúde, que deliberam, apresentam propostas, reivindicam investimentos para a saúde de suas localidades.

Assessoria

Deixe seu comentário