Compartilhe!

A campanha vacinação de crianças contra Covid-19 teve inicio na manhã da última segunda-feira, 17, em Patos. Nessa primeira etapa de vacinação, terão prioridade às crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente. No ato da vacinação os pais e responsáveis pelas crianças devem apresentar nos postos de vacinação laudos ou comprovantes como exames ou qualquer prescrição médica. Vale salientar, que os cadastros já existentes nas unidades básicas de saúde também poderão ser utilizados para a vacinação. Posteriormente serão vacinadas as crianças dessa faixa etária em ordem decrescente, ou seja, de 11 até 5 anos. O imunizante é um pouco diferente do que está sendo aplicado atualmente no país, e a dose para crianças é menor.

“É com grande alegria e satisfação no coração que começamos vacinar as nossas crianças de 5 a 11 anos. Devido à quantidade de vacinas que chegaram nós iniciamos com as crianças com comorbidades ou deficiência permanente. Lembrando que só serão vacinadas aquelas crianças em que os pais ou reesposáveis apresentarem o comprovante que ateste a sua comorbidades ou o cartão de beneficiário da previdência social”, informou o Secretário de Saúde do Município, Leônidas Dias.

Do primeiro lote, com 23.600 mil doses da vacina infantil da Pfizer/BioNTech, que chegaram à Paraíba, na última sexta-feira, 14, foram destinadas ao município um pouco mais de 600 vacinas. A prefeitura espera a nova remessa, que está prevista para chegar ás 11h35 de hoje, 18, no aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa, para dar sequência na programação para imunizar as cercas de 1.300 crianças desse grupo.

“A nossa meta é de vacinar cem por cento de nossas crianças com comorbidades e deficiências permanentes de 5 a 11 anos, ou seja, imunizar toda população patoense seja ela adulta e/ou criança”, finalizou Leônidas Dias.

Na manhã do sábado, 15, as primeiras doses da vacina pediátrica chegaram ao Aeroporto Regional Brigadeiro Firmino Ayres de Patos e a vacinação só começou às 8h da segunda na Primeira Igreja Presbiteriana de Patos.

No local não houve formação de filas, no entanto, o clima entre pais e crianças era de emoção, expectativa e alívio. Breno Raposo Rodrigues, de 9 anos, e que tem asma, chegou logo cedo ao local de vacinação acompanhado dos pais o barbeiro, José Alexandre Rodrigues e da dona de casa Maristela Lima Rapouso Rodrigues. Breno disse que ficou nervoso no momento da aplicação da vacina, mas ao mesmo tempo estava ansioso pela imunização.

“Quando colocaram eu senti como se estivesse beliscando, mas não senti nada de dor. Mas também não via a hora de me vacinar e poder ir aos lugares com minha família porque eu era o único da minha casa que ainda não tinha tomado à vacina”, afirmou Breno Rapouso.

“Dois anos que a gente estava esperando, um tratamento, algo que dê mais liberdade pra gente sofrendo, com certo medo. Graças a Deus tivemos a felicidade de vacinar o nosso Breno contra covid! Agora estamos todos vacinados. Quero também aproveitar para orientar aos pais que levem os seus filhos para se vacinarem para que os seus filhos fiquem mais imune diante da doença e para que elas [crianças] voltem para a aula com tranquilidade. Só lembrar que a covid ainda não acabou e que precisamos tomar todos os cuidados com o uso da mascara e a higienização das mãos com o álcool em gel”, comemorou emocionada Maristela Rapouso, mãe de Breno.

As crianças vacinadas recebiam um certificado de coragem por enfrentar a “agulhinha” e que está protegido contra o coronavírus. Também o carinho dos pais, dos técnicos e do palhaço Ronaldo.

Paralelo à vacinação de crianças contra covid-19, a Secretaria de Saúde de Patos continua a aplicação de primeira, segunda e terceira doses nos quatro pontos específicos: UFCG, SESI, Igreja do Morro e Galpão Cultural (antigo mercado público do Belo Horizonte), de segunda a sexta, no horário, das 8h às 16h. Bem como, a Prefeitura também vem realizando a testagem em massa no Centro de Covid que fica localizado na Rua Juvenal Ledo, 593, no bairro Belo Horizonte, das 7h à meia-noite.

Em Patos tem 18.432 casos confirmados de Covid-19, sendo que 17.478 se recuperaram e 678 estão em acompanhamento, de acordo com o último balanço divulgado ontem, 17. O novo coronavírus causou 276 óbitos desde o início da pandemia.

Na comparação com o boletim ultimo boletim de 2021, 30 de dezembro, quando a cidade registrou 17.539. O total de confirmado subiu quase 900 casos em menos de vinte dias.

Confira as Comorbidades:

De acordo com o Ministério da Saúde são comorbidades as crianças que tem insuficiência cardíaca; hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas Próteses e implantes cardíacos; Talassemia Síndrome de Down; Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3; Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; Doença cerebrovascular Doença renal crônica; Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Cirrose hepática e HIV.

vacina 4
Breno orgulhoso exibe o certificado de coragem e protegido da Covid-19 ao lado dos pais
vacina 2
O palhaço Ronaldo faz a alegria da criançada

Informe Sertão

Deixe seu comentário