Barragem de Boa Vista, em São José de Piranhas (Foto: reprodução)
Compartilhe!

Foram abertas nesta sexta-feira (21) as comportas da Barragem de Boa Vista, localizada no município de São José de Piranhas, no Sertão da Paraíba, liberando as águas do São Francisco para percorrerem o caminho da Transposição.

A liberação faz parte de um plano do Ministério do Desenvolvimento Regional para fazer com que as águas do Rio São Francisco cheguem com maior rapidez ao estado do Rio Grande do Norte, que é o ponto final da Transposição.

A águas seguem para o Reservatório de Caiçara, em São José de Piranhas, na Paraíba, onde termina o Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco e se inicia o Ramal do Apodi. Essas estruturas são as portas de entrada das águas do Rio São Francisco para o estado do Rio Grande do Norte.

De acordo com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em breve, elas seguirão para o Rio Grande do Norte e chegarão lá no dia 9 de fevereiro, completando a saga da Transposição do Rio São Francisco.

Veja:

Projeto de Integração do Rio São Francisco

O Projeto de Integração do Rio São Francisco tem como objetivo levar água de qualidade para 12 milhões de brasileiros de 390 municípios dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O empreendimento hídrico é composto por dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros de extensão, e Leste, com 217 quilômetros. As estruturas captam a água do Rio São Francisco, no interior de Pernambuco, para abastecer adutoras e ramais que vão perenizar rios e açudes existentes na região.

O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, três estações de bombeamento, 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis. Após a conclusão, a expectativa é que esse eixo garanta segurança hídrica a 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

WSCOM

Deixe seu comentário