Compartilhe!

Faleceu por volta das 16 horas desta segunda-feira, 18/04, em sua residência, em Recife, a aposentada Amália Gomes Dantas, de 113 anos de idade.

O velório acontece no Cemitério Parque das Flores, em Recife, onde também será sepultada às 16 horas desta terça-feira, 19.

Amália Gomes Dantas morava em Recife, mas nasceu em Patos no dia 06 de dezembro de 1908. Era irmã de Dom Fernando Gomes, que foi padre em Patos e Arcebispo Metropolitano de Goiânia-GO.

Dom Fernando Gomes, falecido em 1985, é reconhecido por muitos feitos em Patos, e é muito lembrado e homenageado na cidade de Goiânia, onde foi Arcebispo na época da Ditadura Militar. Ele também era compositor e é dele o hino da Padroeira de Patos.

Dona Amália Gomes Dantas foi casada com o juiz Antônio Dantas de Almeida, falecido em 2006, aos 99 anos de idade, já perto de completar cem anos. Antônio Dantas não era patoense, mas era paraibano, nascido numa região entre Brejo do Cruz e São Bento. Ele atuou como juiz em várias cidades, entre elas Piancó, Patos e Campina Grande.

O casal teve cinco filhos. Pela ordem: Rui Gomes Dantas, filósofo, teólogo e professor, hoje aposentado, vive em João Pessoa; Murilo Gomes Dantas, já falecido, era engenheiro elétrico; Ronaldo Gomes Dantas, engenheiro mecânico, vive atualmente no Rio de Janeiro; Paulo Antônio Gomes Dantas, pediatra, mora em Recife; e , Marconi Gomes Dantas, médico generalista, também mora em Recife.

Os três filhos mais velhos, Rui, Murilo e Ronaldo, nasceram em Patos. Os dois mais novos nasceram no Vale do Piancó.

A patoense Amália Gomes Dantas estudou durante um tempo na Escola Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, mas casou e viveu na cidade de Patos por muitos anos. Saiu da Morada do Sol em 1952, acompanhando o marido que, como juiz, precisava se deslocar sempre para atuar em outras comarcas.

Dona Amália foi destaque na Folha Patoense quando fez 108 anos e naquela ocasião ainda esbanjava lucidez e saúde. Veja aqui: Patoense com mais de 100 anos esbanja saúde e lucidez.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário